Certa vez, o grande Marshall McLuhan disse: “Os historiadores e arqueólogos um dia descobrirão que os anúncios de nosso tempo constituem os mais ricos e fiéis reflexos diários que uma sociedade pode conceber para retratar todos os seus setores de atividade”. Pensando nisso, é um espanto que não exista um Museu da Publicidade. Mas isso está prestes a mudar graças aos esforços de Anselmo Ramos e de outros grandes nomes da publicidade.
O brasileiro faz parte de um grupo encabeçado pelos publicitários Glenn Pajarito e Doug Scott. “Tem museu de camisinhas, museu de banheiro e não tem um museu da publicidade? Poxa, vamos consertar isso”, diz o criativo brasileiro no vídeo do projeto.
O Museu pretende mudar a natureza do trabalho publicitário que, geralmente, é descartável e efêmera. “A publicidade moderna é tão antiga quanto à imprensa. Nós achamos que vale a pena preservar”, relatam os organizadores no site da iniciativa no Kickstarter. Eles esperam arrecadar US$ 80 mil para tornar o museu algo real.
O Museu da Publicidade será uma organização 501 (c)(3), ou seja, sem fins lucrativos que têm direitos à isenção de impostos e será localizado em Nova York. Se tudo der certo, a abertura está prevista para 2021. O objetivo é que o local sirva como uma instituição inclusiva para a indústria criativa global.
“O museu é como uma grande ideia publicitária. É tão simples, óbvio e brilhante. Eu não acredito que ainda não foi feito. Mas não foi. Então, vamos fazer”, diz Anselmo.
Quem quiser contribuir, pode acessar o site de doações aqui. Também vale a pena visitar os perfis do museu no Facebook e Instagram. Há muito conteúdo nostálgico e inspirador.
Veja o vídeo: