A Antarctica abriu inscrições para o Batuque da Boa, concurso para descobrir compositores, com uma ação criada pela AlmapBBDO. Para incentivar tais letristas a tirarem seus sambas da gaveta, a agência revirou o baú da ditatura e encontrou “Céu País”, de Gonzaguinha.
Documentos da época mostram que, de 72 composições enviadas para a análise do governo militar, 54 foram vetadas, entre elas, “Céu País”, escrita em 1973 e nunca antes lançada. Agora a canção será lançada 45 anos após ter sido censurada e na voz do próprio compositor carioca, por meio de uma nova tecnologia. A voz de Gonzaguinha foi recriada com o suporte de outro cantor, que possui tom de voz próximo ao dele, misturada a gravações do próprio Gonzaguinha.
Confira aqui o vídeo da ação:
“Ter a oportunidade de lançar uma música inédita como Céu País, tão carregada de significado, é um grande incentivo para outros músicos tirarem suas composições da gaveta”, afirmou Bruna Buás, diretora de marketing de Antarctica.
A Antarctica realiza eventos anuais chamados de Batuque da BOA desde 2015 e este ano ele será, pela primeira vez, um grande concurso para compositores. As inscrições estão abertas no site até o dia 15 de setembro, e os compositores terão suas músicas avaliadas por um júri técnico composto por Nei Lopes como presidente, Paulão 7 Cordas, Marcos Suzano, Rodrigo Campello e Dorina. O público também poderá dar seu voto por meio do site. O vencedor, que ganha R$ 40 mil, será conhecido no dia 3 de novembro em um grande show gratuito aberto ao público no Parque Madureira.
[GALLERY=225, TYPE=carousel]
Veja como ficou a música: