Várias marcas aproveitam o período mais quente do ano para abordar o consumidor de forma diferente da usual. As ações de verão têm uma pegada mais descontraída, pois se aproximam do público no momento de lazer e das férias.

Na opinião de Alexis Pagliarini, superintendente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), principalmente os produtos com sazonalidade, como refrigerante, sorvete e cerveja, concentram muitas ações promocionais de estímulo ao consumo nesta época. “Acaba sendo uma estação que não pode passar batida principalmente para os produtos sazonais. Além disso, o aspecto do turismo tem uma mobilização diferente”, afirma Pagliarini.

Divulgação

Marcas como Renner e Schin, por exemplo, renovaram o patrocínio do Planeta Atlântida, festival promovido pelo Grupo RBS e pela DC Set Promoções no Sul do país. A novidade neste ano é o retorno da Coca-Cola como patrocinadora, no lugar da Pepsi. A marca foi uma das primeiras a apoiar o festival, que completa 20 anos em 2016.

O evento será realizado no Parque Planeta, em Atlântida, no litoral do Rio Grande do Sul, nos dias 29 e 30. A expectativa é reunir cerca de 80 mil pessoas. O evento é uma oportunidade de promoção para as marcas que querem se comunicar com o público jovem. Com o conceito Você no máximo volume, a campanha do Planeta Atlântida 2016, que foi criada pela agência 3yz, motiva a mudança do paradigma atual, em que a tecnologia conecta, mas isola as pessoas.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação no Rio Grande do Sul também aposta nas atividades de verão no litoral gaúcho. Pelo terceiro ano consecutivo, Tramandaí recebe o projeto Verão Band Sesc 2016. Uma das novidades desta edição é o Paradouro, um espaço que foi pensado especialmente para a realização de atividades culturais e sociais, assim como a cobertura jornalística da temporada de verão.

A Lebes, uma das maiores redes de varejo do estado, também aproveita a temporada para se aproximar dos clientes através da Blitz Verão Lebes. “O verão é uma oportunidade. O Rio Grande do Sul tem uma característica particular, que é o local em que ocorre o maior êxodo para o litoral. Para nós, é uma oportunidade de rever o cliente em outro lugar. É uma forma de tratar bem o nosso cliente, fazer um carinho”, comenta Rodrigo Fryga, gerente de marketing das Lojas Lebes.

Divulgação

A empresa aposta em ações divertidas, como a distribuição de picolés com palitos premiados trazendo descontos para quem comprar nas filiais do litoral. A brincadeira é que os picolés são verdes e pintam a língua. A empresa também vai disponibilizar um bondinho para dar uma carona aos clientes até a loja da cidade; sortear Visitas Premiadas com brindes e também vai dar mil passeios de helicóptero com entradas para o parque aquático Marina Park aos primeiros mil clientes que fizerem compras com valor acima de R$ 1.000. A marca também está investindo na reforma e na pintura das guaritas das praias Imbé e Pinhal.

Em Santa Catarina, a RICTV Record lança a sexta edição do projeto Praia Boa é Praia Limpa, que visa orientar turistas e moradores de balneários na temporada de verão sobre o destino correto do lixo. Até o fim da temporada, serão distribuídas 30 mil sacolas biodegradáveis por promotores uniformizados. O grupo também aposta na Arena Mundo RIC, que oferece aos veranistas 33 dias de lazer, diversão e conectividade.

O projeto desse ano é o maior já construído pela emissora no litoral do Paraná, com quatro mil metros quadrados de estrutura que vão abrigar mais de dez atrações até 10 de fevereiro. “Estamos trazendo para o Paraná a maior e a mais completa arena de verão, com uma estrutura de containers inédita no Sul do país. Neste ano, grandes marcas como Sicredi, Uninter, Natuclin e Colégio Acesso, além de Copel, Sanepar, Detran e a Prefeitura de Guaratuba, se uniram à RICTV Record para proporcionar aos veranistas uma experiência única em termos de arena de entretenimento de verão”, diz a gerente de marketing do grupo, Michelle Reffo.

O presidente da Ampro (Associação de Marketing Promocional) Nordeste, Marcio Viana, acredita que este verão tenha menos ações promocionais que o normal. “Apesar da crise, tem tido um bom fluxo de turistas. Porém não está se concretizando o aumento das ações de verão. Percebo uma queda no interesse dos patrocinadores e o argumento deles é o fato de o verão ser mais curto. Está sendo um pouco frustrante”, conta Viana. Com a alta do dólar, as praias do Nordeste se tornaram atrativas e a hotelaria está com boa ocupação neste ano.

“O Nordeste tem uma particularidade. O que define o final do verão é o Carnaval. Este ano, o Carnaval vai ser muito cedo”, opina. “Em contrapartida, algumas ações que iniciariam em abril serão antecipadas, mas não necessariamente com tema de verão”, comenta o presidente da Ampro Nordeste.

Na opinião de Viana, as marcas não estão investindo à altura do fluxo de turistas. “É uma pena, pois poderiam estar ativando suas marcas de forma mais sólida. Alguns eventos de grande porte, inclusive, não vão ser realizados este ano por falta de patrocínio e pela expectativa de retorno”, comenta.

Quem está fazendo uma aposta pontual no Carvanal do Nordeste é a Pitú. A empresa colocou em circulação no comércio de toda a região seis milhões de unidades de 350 ml da cachaça tradicional com layout especial de Carnaval, desenvolvido pela agência Extra Comunicação. A ilustração foi inspirada na alegria dos músicos que compõem as tradicionais orquestras de frevo, com notas musicais, partituras e instrumentos de metal, além das cores vivas que caracterizam a efervescência do período carnavalesco.