De olho nos usuários de GPS, que adotaram o Waze como alternativa para fugir dos enormes congestionamentos, grandes empresas têm apostado no aplicativo para estreitar relacionamento com seus clientes. A IMS Internet Media Services, responsável pela comercialização dos espaços publicitários da plataforma, tem oferecido alternativa para clientes que querem se comunicar de forma mais intensa com os motoristas.
Segundo Ignácio Vidaguren, COO & Partner da IMS, a ideia é gerar visibilidade, respeitando as estratégias do cliente. Para ele, muitas empresas já descobriram uma plataforma em que podem inserir suas marcas no trajeto e na rotina de seus consumidores. Atualmente, o Waze já conta com grandes empresas como parceiras, entre elas, Subaru, GM, Gafisa, Trident, Kibon no México e no Brasil.
Vidaguren contou que a Fiat e a Subaru, por exemplo, desenvolveram campanhas de prestação de serviços para os motoristas sem fazer a promoção de um produto ou vender algo. Já as empresas do setor financeiro têm utilizado o aplicativo para destacar promoções. E as construtoras investem na orientação ao motorista para encontrar a casa dos sonhos.
Para o executivo, independente dos indicadores de performance, que cada mídia tem para disponibilizar para os anunciantes, é importante ressaltar que cada marca tem seu objetivo de negócio e isto deve ser o fator primordial para avaliar os resultados das ações. De acordo com ele, qualquer marca pode encontrar alternativas e ter campanhas bem-sucedidas. “O importante é sempre desenvolver ações especialmente para essa plataforma.”
Em outubro, a IMS anunciou que também passou a comercializar os espaços publicitários da rede social Foursquare. Segundo Vidaguren, as duas plataformas são móveis, sociais e locais, o que faz com que as campanhas nestes aplicativos devam apontar para um usuário-alvo que está se movimentando para algum lugar (Waze) ou tentando resolver suas demandas imediatas de forma conveniente e rápida (Foursquare). “A relevância e senso de oportunidade são as chaves para isso.”
Segundo o executivo, o Waze é escolhido principalmente pela indústria automobilística, seguradoras, financeiras, postos de gasolina, varejo e bens de consumo. Já o Foursquare é escolhido por empresas que atuam no varejo, consumo de massas, bebidas e serviços financeiros. Para ele, é importante ressaltar que as pessoas estão cada vez mais conectadas por meio de equipamentos móveis. “A publicidade ou a comunicação ao alcance das mãos é uma das grandes revoluções atuais. Portanto, só podemos esperar um futuro muito positivo para estas mídias.”