A participação de Thammy Miranda na nova campanha de Natura do Dia dos Pais gerou debates acalorados nas redes sociais.

Houve quem criticasse o espaço dado pela marca ao influenciador:

Entretanto, muitos apoiaram a marca e saíram em defesa de Thammy.

No Brasil, segundo a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), o número de assassinatos de pessoas trans no primeiro semestre de 2020 foi de 89, um aumento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Associação, é preciso visibilizar positivamente a população de Travestis e Transexuais.

Pensando nisso, PROPMARK relembra abaixo 10 campanhas protagonizadas por pessoas trans no Brasil e no mundo.

True Colors

“True Colors”, criado pela Propeg para o Grupo Gay da Bahia, é uma campanha premiada sobre um pai trans e seu filho. O filme levou um Leão de Prata no Cannes Lions 2018. A trilha sonora traz uma emocionante versão de “True Colors”, música que ficou famosa na voz de Cyndi Lauper.

Afrodite

Se já é difícil ser trans no Brasil, imagina ser um caminhoneiro trans? Campanha da Shell assinada pela Wunderman Thompson.

Francesca

Com criação da Publicis Itália, a marca Diesel retratou a transição de uma jovem transgênera. Tudo ao som do clássico “Where Did You Sleep Last Night”, cuja versão mais famosa é da banda Nirvana.

Samson

A Gillette e a Grey Canadá mostraram a primeira vez em que o jovem Samson Bonkeabantu Brown raspou sua barba.

“Eu sempre soube que era diferente. Só não sabia que havia um termo para o tipo de pessoa que eu era”, disse o rapaz.

First Shave, the story of Samson | #MyBestSelf

Whenever, wherever, however it happens – your first shave is special.

Posted by Gillette on Thursday, May 23, 2019

Meu Primeiro Sutiã

A Madre Mia Filmes produziu um remake do filme “Meu Primeiro Sutiã”, criação de Washington Olivetto datada de 1987 que deixou um legado ao inserir na propaganda o conceito da “primeira vez” de um ser humano, tratando com sutileza o processo que ocorre com uma adolescente que percebe as transformações acontecendo com o seu corpo.

A releitura do filme foi feita para a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Starbucks

Com a campanha #whatsyourname, a Starbucks exaltou a importância do nome para as pessoas trans. O filme foi criado pela agência Iris e tem um desfecho comovente que consegue colocar a marca como coprotagonista da história.

#ConviverTransforma

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Google apresenta a campanha #ConviverTransforma – Respeita Meu Nome, que convidou o TRANSarau para chamar atenção a um elemento extremamente importante para pessoas trans e travestis: o respeito aos seus nomes. 

Sprite

Criado pela agência Santo de Buenos Aires, este filme de Sprite mostra a importância do orgulho para a população trans.

Dailus

Campanha da marca Dailus estrelada pela atriz e youtuber Thiessa.

Forever Young

No Brasil, devido à violência e ao ódio, a expectativa de vida de pessoas trans é de apenas 35 anos, metade da expectativa da população cisgênero. Esse dado faz parte da mensagem do filme produzido para o portal de notícias LGBTQI+ Athos. A Y&R criou a campanha e convidou a Produtora Fauna para desenvolver o filme.

A trilha fica por conta dos versos da música “Forever Young”, da banda Alphaville, e foram interpretadas em uma versão inédita pela cantora Liniker.