Luciana Iodice: “Em maio de 2021, dedicamos maior investimento em uma estratégia completa de mídia e comunicação”/Divulgação

Após crescimento orgânico ao longo de 12 anos, que culminou em mais de 16 milhões de usuários cadastrados e faturamento declarado de mais de R$ 1,2 bi por ano, a Privalia lançou neste ano a sua primeira campanha, executada desde meios de topo de funil e conhecimento de marca, até consideração e mídias de performance. Nesta entrevista, a CMO da Privalia no Brasil, Luciana Iodice, comenta sobre os resultados e as estratégias de marketing da marca que se posiciona como o maior outlet online do país. “Vivenciamos um momento no qual todos tivemos de nos adaptar como negócio. O fato de termos uma base sólida, com categorias já desenvolvidas como home & decor, que despontou durante o período da pandemia, somado à nossa disposição e capacidade de adaptação, nos permitiu continuar crescendo e trazer cada vez mais valor aos nossos colaboradores, consumidores e parceiros”, disse ela, que é integrante da Makers, plataforma que conecta líderes de marketing. A CMO reforça que a necessidade de adaptação e de trabalhar com disciplina e agilidade foi fundamental em 2021.

Análise de dados
O modelo de compra 100% online e a navegação logada nos permitem entender em detalhe cada força ou cada oportunidade, desde o impacto da comunicação e mídia, passando pelo caminho de compra até a recorrência e indicação a outros consumidores, propagando a experiência positiva com a nossa marca. Assim, a nossa estratégia de marketing começa pela análise de dados de cada um desses passos, desde o primeiro contato com a Privalia até a recomendação, gerando insights que alimentarão uma estratégia consistente com a nossa personalidade de marca, relevante para os nossos consumidores e parceiros, que seja eficaz e sustentável.

Consumidor
Como uma empresa nativa e 100% online, é o nosso foco e faz parte do nosso DNA atender um consumidor digital exigente – somado à complexidade de oferecer um modelo flash sales, com campanhas novas todos os dias, em mais de dez categorias. Nesse contexto, é imprescindível ouvir as necessidades dos consumidores – e nos certificar de que tenhamos disciplina na execução, e humildade para reconhecer pontos de oportunidade e melhoria. É fundamental simplificar e ter foco – o que significa fazer escolhas, mas também impactar de forma mais contundente e positiva todos os aspectos. Só assim podemos não só fazer uma entrega com excelência, mas principalmente surpreender além das expectativas.

Primeira campanha
Em maio de 2021, dedicamos maior investimento em uma estratégia completa de mídia e comunicação, no lançamento da marca de forma massiva, incluindo meios digitais. Após o crescimento orgânico ao longo de 12 anos, que culminou em mais de 16 milhões de usuários cadastrados e um faturamento de mais de R$ 1,2 bi por ano, a Privalia lançou a sua primeira campanha, executada desde meios de topo de funil e conhecimento de marca, até consideração e mídias de performance. Assim, contamos com forte presença nos canais digitais – passando por vídeo online, display e mídia programática – combinada com meios offline, sempre entendendo a jornada de consumo de mídia e relevância para o consumidor.

Meios
A eficiência de cada meio se dá de acordo com os objetivos de cada anunciante. Há meios, por exemplo, que entregam de forma diferente alcance rápido, outros engajamentos ou conversão imediata. É imprescindível entender a jornada de compra e de consumo de mídia do público, e como os meios – na grande maioria dos casos, de forma combinada – entregarão esses objetivos.

Desafios
Trabalhar com eficiência e alto impacto, sem, no entanto, perder a essência da marca e a sua proposta de valor foram os meus maiores desafios nos últimos meses. Isso significa trabalhar com foco, e ter a coragem de dizer “não” para ideias que fujam desse objetivo. Dentro disso, a necessidade de adaptação e de trabalhar com disciplina e agilidade é fundamental.

Momento único
2021 foi um ano único para a Privalia. Vivenciamos um momento no qual todos tivemos de nos adaptar como negócio. O fato de termos uma base sólida, com categorias já desenvolvidas como home & decor, que despontou durante o período da pandemia, somado à nossa disposição e capacidade de adaptação, nos permitiu continuar crescendo e trazer cada vez mais valor aos nossos colaboradores, consumidores e parceiros. O ano de 2021 também marcou um momento único de lançamento de marca de forma massiva, o que nos permitiu trazer não só awareness e novos compradores, como potencializar ainda mais o nosso grande ativo de engajamento, recorrência e recomendação.