A ferramenta 99Mulher estará disponível nas principais capitais do Brasil (Freepik)

O aplicativo de transporte 99 anuncia o lançamento da 99Mulher, ferramenta exclusiva para mulheres, que começa a valer a partir da próxima segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, nas principais capitais brasileiras.

O recurso foi testado no fim de 2019 nas cidades de Santos (SP), Campinas (SP), Goiânia (GO), Manaus (AM), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Teresina (PI). No início do ano, foi expandido ainda em fase beta para Macapá (AP), Cascavel (PR), Cuiabá (MT), Juiz de Fora (MG), São José dos Campos (SP), Maceió (AL) e Jundiaí (SP). Mais de 78 mil corridas já foram feitas nos últimos seis meses e nenhuma queixa relacionada à segurança foi reportada.

As ocorrências de assédio chegaram a cair 5% por milhão de corridas entre os meses de julho e dezembro de 2020. “A nossa expectativa é que o lançamento nacional diminua ainda mais os casos, especialmente contra as mulheres”, diz Pâmela Vaiano, diretora de comunicação da 99.

Assim que as condutoras ativam o recurso no aplicativo, a 99 checa as informações utilizando verificação facial e documentos, e avisa as passageiras que uma motorista mulher está a caminho.

Outras iniciativas

Desenvolvido em conjunto com a consultoria Think Eva, o Rastreador de Comentários é um recurso baseado em inteligência artificial que consegue ler os comentários e identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados ao assédio.

Hoje, são 1.020 palavras e inúmeros cenários mapeados, além de uma média de 730 assediadores reconhecidos e bloqueados por semana entre motoristas e passageiros. Mais de 87% das denúncias foram detectadas pela ferramenta no ano passado, contra 80% em 2019. Graças ao Rastreador, nove em cada dez usuárias voltaram a usar o app após uma ocorrência.

O Compartilhamento de Rota, Gravação de Áudio e as Câmeras de Segurança também fazem parte do aparato montado pela 99 – com o programa Mais Mulheres na Direção – para garantir não só segurança a todos, mas também independência financeira às motoristas por meio de cursos sobre empreendedorismo e finanças pessoais, além de benefícios, premiações e descontos especiais.