Desde a festa na madrugada deste sábado (25) no reality show A Fazenda, circulam nas redes sociais vídeos dos participantes Nego do Borel e Dayane Mello, na cama, com ela visivelmente bêbada. As cenas geraram milhões de reações apontando indícios de violência sexual.
O participante já havia se envolvido em outra polêmica sobre sua conduta com a mesma participante. Na primeira semana do programa, circularam imagens dele tentando beijá-la enquanto conversavam antes de dormir e depois aparentemente passando a mão nos seios dela.
Diante do histórico, da péssima repercussão e da pressão dos patrocinadores, a emissora expulsou o jogador.
Pelo Twitter, a Record explica que uma equipe multidisciplinar analisou o material gravado, conversou com os demais participantes e ofereceu atendimento psicológico para Dayane. “Diante dos fatos apurados, a direção da Record TV decidiu pela retirada do Nego do Borel da competição. Todos os detalhes serão esclarecidos ao público no programa deste sábado”, informou em post.
Também neste sábado (25), os patrocinadores TikTok, Americanas, Seda, Banco Original, Aurora Alimentos e Brahma foram bastante cobrados pelas redes sociais, com menções, anúncios de encerramento de contas em aplicativos e tags nos assuntos mais falados do Twitter.
Os seis patrocinadores desta edição se manifestaram a respeito. Ao longo do dia, Banco Original, Seda e Aurora Alimentos divulgaram posicionamentos em suas redes sociais.
O Banco Original disse que acompanha o caso desde as primeiras horas da manhã e exigiu um posicionamento da emissora sobre a “conduta que seria adotada”. “Ressaltamos que não compactuamos, sob nenhuma hipótese, com qualquer tipo de abuso ou violência”, informou a empresa.
Seda afirmou que está em contato com a emissora desde o ocorrido e que também exigiu apuração de todos os fatos, além de suporte psicológico e jurídico para Dayane. “Seda é uma marca que apoia e continuará apoiando incondicionalmente a liberdade, o respeito e o empoderamento das mulheres”, diz o texto.
Usando seus perfis oficiais, a Aurora Alimentos, primeira empresa a se manifestar publicamente, ressaltou que estava em contato com a emissora para investigação dos fatos. “Não apoiamos e nem vamos aceitar que atitudes que violem os direitos das mulheres ou de qualquer outro indivíduo passem impunemente”, afirma a mensagem.
Procuradas pelo PROPMARK, Americanas, TikTok e Brahma também comentaram o caso. Em nota, a Ambev, dona da Brahma, explica está em contato com a emissora para as devidas medidas. “Desde o ocorrido na madrugada deste sábado, estivemos em contato com a emissora para que fossem adotadas medidas imediatas sobre o caso e também fosse dada assistência jurídica e psicológica imediata à participante. Não toleramos qualquer tipo de violência ou desrespeito”, diz a nota.
Acompanhando o caso desde os primeiros acontecimentos, Americanas informou estar em contato direto com a emissora para os esclarecimentos e providências devidas. “Na posição de patrocinadores e especialmente, pensando no público e nos outros participantes do programa, exigimos que a emissora, que tem acesso às informações, trate o caso com seriedade e celeridade para a tomada de decisão cabível. Reiteramos nosso repúdio a qualquer ato ilícito, violência e desrespeito, e o nosso apoio na transparência da apuração dos fatos”, afirma em comunicado.
Também em nota, o TikTok ressaltou que não há espaço para violência ou assédio, seja online, na televisão ou pessoalmente. “Como patrocinadores, expressamos desde o começo nossa profunda preocupação com os eventos ocorridos recentemente. Vamos seguir em constante comunicação com a Record enquanto o caso é devidamente investigado pelas autoridades competentes”, ressalta o texto, que também foi publicado nos perfis da plataforma.
A Fazenda – redes sociais
Desde a estreia no dia 14 deste mês, o programa comandado por Adriane Galisteu somou 316,9 mil novos seguidores e 4,7 milhões de curtidas nas postagens sobre a nova temporada.
Ainda segundo os dados divulgados hoje, o perfil da atração teve cerca de 409,4 mil menções e mais de 8,3 milhões de impressões no Twitter. E no TikTik, que patrocina o reality, são 5,9 milhões de seguidores e mais de 19,5 milhões de visualizações nos vídeos da conta.