No concorrido mercado de cervejas, as co-criações com marcas de diversos segmentos ajudam a ampliar o alcance e trazer novos públicos para ambas as partes do negócio. Música, esporte e gastronomia são os segmentos que mais dialogam com a indústria cervejeira, e não à toa, a Budweiser tem investido no modelo para turbinar seus negócios dentro e fora do Brasil.

Por aqui, acaba de lançar com a Blue Hops uma linha de molhos e temperos secos especiais para churrasco a base de cerveja, além de uma churrasqueira a carvão no modelo americano. Nos Estados Unidos, onde ocupa a quarta posição em market share, está prestes a disponibilizar nas gôndolas uma bebida mista em parceria com o uísque Jim Beam.

No Brasil ou no exterior, a marca tem apostado em ampliar market share e reforçar seu posicionamento tanto para novos consumidores quanto para os já convertidos. Como estratégia, tem circulado por ambientes que tenham fit ao negócio. É o que explica Karina Ferreira, gerente de marketing de Budweiser.

Divulgação

“Temos uma relação bastante próxima ao universo do churrasco e hambúrguer. Somos parceiros de alguns dos principais eventos do país, como a Churrascada, que acontece em todo o Brasil. No final do ano passado lançamos o livro Bud & BBQ, que mostra diferentes técnicas e cortes de carnes elaborados por chefs renomados, fazendo um paralelo como o processo de fabricação de Budweiser. Churrasco e cerveja tem perfeita harmonia e os molhos e temperos ajudam a deixar essa combinação ainda melhor”.

Para a produção da nova linha, mestres cervejeiros de Budweiser e os chefs da Blue Hops trabalharam em parceria a fim de equilibrar especiarias, malte de cevada e lúpulo na receita. Segundo Karina, mais do que simplesmente emprestar o nome da marca para os produtos, houve a preocupação de trazer a essência da companhia. “O molho de Pimenta Lupulado, por exemplo, passa por um processo de envelhecimento em barris de Beechwood, o mesmo tipo de lascas de madeira usadas durante o processo de fermentação de Budweiser”.

Divulgação

E para completar a experiência de marca no universo gastronômico, a empresa também trouxe ao Brasil a Budweiser American Grill, churrasqueira a carvão em forma de barril. O equipamento pode ser usado também com a tampa fechada e se tornar uma churrasqueira a bafo portátil. Os itens da linha estão à venda no site do Empório da Cerveja.

Novos estilos

No mercado Americano, a Budweiser aproveita a popularidade do segmento de destilados para parcerias estratégicas. Em breve, lançará uma cerveja colaborativa com a Jim Beam para os amantes de bourbon. Segundo a Fox News, a Budweiser Reserve Copper Lager  será produzida e envelhecida em barris do Bourbon da Jim Beam. O processo dará um aroma de carvalho tostado à bebida, com notas de nozes, centeio de caramelo e baunilha.  

Com previsão de lançamento para setembro, a cerveja especial celebrará o aniversário de 85 anos da lei seca nos Estados Unidos, e terá campanha reforçando a parceria como “perfeita”. 

Leia mais
Arcor lança novidades na linha Butter Toffees e faz cobranding com Paçoca Amor
TRESemmé e Chilli Beans fecham parceria para o Carnaval