No dia 15 de Novembro de 1889 foi proclamada a República no Brasil. Após 130 anos, entre trancos e barrancos, o país segue. A propaganda, vez ou outra, reflete os meandros da nação.

Para celebrar a data, PROPMARK relembra algumas campanhas que direta ou indiretamente falaram sobre a República Brasileira.

Produzido por Aba Filmes, este comercial da W/Brasil para a Folha de S. Paulo celebrava os 75 anos do jornal. O comercial conta a história dos principais presidentes da nação nos últimos 75 anos (o filme, vale lembrar, é de 1997). Um clássico feito com a trilha do Hino Nacional de fundo.

Uma República também é composta por seus elementos diversos. O Hino Nacional é um bom exemplo disso. Uma campanha da Africa para a Vivo resolveu explicar trechos da letra para os brasileiros. Tudo para promover a marca durante a Copa do Mundo de 2018. Confira:

Ao longo destes 130 anos, a República foi ameaçada algumas vezes. Como no Plebiscito de 1993. Uma amostra das campanhas da época pode ser vista abaixo. Muitos publicitários famosos participaram da criação de alguns dos filmes abaixo:

A maioria dos eleitores votou a favor do regime republicano e do sistema presidencialista. Na República Brasileira, a democracia é exercida e veiculada na imprensa. Como mostra este anúncio criativo da AlmapBBDO para Veja feito logo após a primeira eleição de Lula:

Lembra de outra campanha que fala direta ou indiretamente da República? Sugira nos comentários.