O dia 30 de junho de 2002 ficou marcado na história com a conquista do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo, realizada no Japão e Coréia do Sul. Passados 15 anos sem que a Seleção conquistasse uma nova estrela, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara sua primeira campanha institucional da história para resgatar orgulho do torcedor, aproximando os brasileiros de seus atletas.

Com o mote “Torcida e Seleção. Gigantes por natureza”, a campanha foi criada em parceria com a agência Vivid Brand, do grupo Publicis, que desenvolveu um cronograma de ativações até 2018, na Copa do Mundo da Rússia, em junho. Como parte da estratégia, nesta segunda-feira (7), a CBF reuniu 250 super torcedores em uma das salas de cinema da rede Cinesystem, em São Paulo, para um encontro com parte da Seleção e comissão técnica do penta, em um encontro que Cafu, Luizão, Vampeta, Lucio, Edilson e companhia lembraram os melhores momentos da conquista.

Divulgação

“Essa é a primeira vez na história que fazemos uma campanha institucional. É uma coisa inédita. Nunca tivemos agência de publicidade, nem música. Tem um grande artista compondo uma canção para gente também. Estamos aproximando ídolos, personalidades e craques para despertar paixão. E são eventos como o de hoje, em que tentamos surpreender o torcedor, que a gente consegue colocar isso na prática”, disse Gilberto Ratto, diretor de marketing da CBF.

Durante o evento, também foi exibido pela primeira vez o documentário “Torcida e Seleção. Gigantes pela própria natureza”, desenvolvido pelo canal SporTV. O filme foi produzido e editado pelos repórteres Plácido Berci e Henrique Arcoverde, que adaptaram a série de reportagens exibida no programa “Tá na Área”, em junho passado, no canal. O documentário entrará na grade da SporTV apenas no fim do ano,  e traz o resgate histórico do contexto político e econômico da conquista, além de bastidores e entrevistas exclusivas.

Divulgação

“Aqui, hoje, convidamos 250 pessoas. Torcedores que acompanham a seleção onde quer que ela vá. São heavy users, caras que realmente amam a Seleção brasileira, e a partir desse movimento de constantemente surpreendê-los, que começamos a resgatar essa aproximação com o torcedor com nosso atletas”.

Segundo Ratto, o pontapé inicial da campanha foi feito em junho deste ano, quando a entidade transmitiu em seus canais digitais o amistoso entre Brasil e Austrália, mas estão previstas ativações até julho de 2018. “Vamos nos apropriando de algumas datas para comunicar a seguinte mensagem: a torcida está em primeiro lugar”.

O executivo explicou ainda que novos conteúdos multimídia estão previstos. No evento, os torcedores convidados assistiram em primeira mão ao manifesto narrado pelo técnico Tite, mas no próximo dia 27 de agosto, um outro vídeo, entitulado “Hino”, convidará a torcida a se engajar no próximo jogo da Seleção, marcado para o dia 31 de agosto, em Porto Alegre, contra o Equador. A peça será veiculada primeira vez no Esporte Espetacular no dia 27 de agosto.