A Claro e a Ericsson usaram 5G para fazer uma transmissão holográfica em tempo real. O cenário foi o espetáculo Led Zeppelin in Concert, no Allianz Parque, em São Paulo.

Com a ação, a operadora transformou o estádio no primeiro preparado no país para a chegada do 5G, usando a tecnologia de quinta geração da Ericsson.

Da sede da Claro, na zona sul de São Paulo, Lucas Lima interagiu ao vivo com maestro no Allianz Parque (Créditos: Divulgação | Staff Image)

A narrativa começou com Thiago Leifert, que surgiu no telão e falou sobre um teste oficial da tecnologia 5G aplicada no setor de entretenimento.

Em seguida, o músico Lucas Lima apareceu no palco diante de milhares de pessoas. Da sede da Claro, a cerca de 17km de distância, ele interagiu com o maestro e tocou Black Dog, do Led Zeppelin, no violino.

Ane Lopes, diretora de marca e comunicação da Claro, e Leonardo Contrucci, diretor de inovação da operadora, falam sobre o processo criativo da ativação. “Quando olhamos o mercado, tem muita coisa sendo falada sobre usabilidade do 5G. Fomos na ideia de trazer uma aplicabilidade e user case que de fato faça diferença e faça ver o novo. Somos uma empresa de entretenimento, levamos diversão e conteúdo para as pessoas. Isso está na nossa missão”, diz Ane. “Normalmente quando se fala em 5G se fala em velocidade, quisemos inovar, fazer algo pioneiro e inédito, e sair do lugar comum, que é a velocidade. Pensamos nesse case da holografia, que é uma das aplicações que se espera do mercado”, completa Contrucci.

Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro, explica que ação foi possível pelas “baixíssimas latências da rede 5G, que elimina o atraso da transmissão, e pelas altíssimas velocidades de transmissão, que permitem recriar uma imagem virtual com câmeras mapeiam 360º a pessoa.

“O 5G é próximo novo do Brasil e a Claro já está se preparando para a sua chegada. O que fizemos prova que isso é só o começo de uma transformação na forma de usar a conectividade como instrumento de entretenimento. O 5G é mais que conexão. É mais experiência, colocando o consumidor no centro de tudo que há de mais inovador no mercado”, afirma.

Você merece essa novidade

Sabe o que esperar da nova tecnologia 5G? A Claro sabe e está se preparando para essa revolução. Assista aqui uma demonstração da tecnologia 5G, em uma transmissão inédita no Brasil. E acompanhe toda essa experiência nos stories e no destaque do Instagram @ClaroBrasil. Prepare-se para o seu próximo novo. #5G #SeuProximoNovo

Posted by Claro Brasil on Sunday, October 20, 2019
Assista toda a ação (a partir de 16’40”)

O 5G é a nova geração da tecnologia móvel a ser disponibilizada no Brasil e deve ocorrer após o leilão de frequências, previsto para 2020.

“Teletransporte”
Após aparecer como holografia no estádio, Lima foi da sede da Claro para o Allianz Parque. No estádio ele falou com jornalistas sobre sua experiência fez uma ativação com VR imersivo.

Com um óculos de realidade virtual com streaming e conectado ao 5G, ele ficou em meio à orquestra, a partir de uma câmera de até 8k de resolução instalada entre o maestro e os músicos.

Márcio Flores, diretor de marketing e novos negócios do Allianz Parque, destaca o impacto da iniciativa para a arena. “A parceria com a Claro e com a Ericsson nos permite usar a tecnologia para quebrar barreiras geográficas e nos torna a única arena do país pronta para receber o 5G, o que reforça nosso pioneirismo no mercado de entretenimento. Estamos prontos para o futuro”, diz.

Estratégia multiplataforma
A ação foi transmitida por uma live da ativação simultaneamente nos perfis da operadora nas redes Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.

A Claro também disponibilizou ingressos para assistir ao show Led Zeppelin in Concert em sua plataforma de benefícios, o Claro Clube.

O concerto apresentado pela Nova Orquestra, regido pelo maestro Eder Paolozzi, celebra os 50 anos dos dois primeiros álbuns da banda britânica.