A partir dessa terça-feira (29), o documentário “Para Gostar de Ler” pode ser visto nos canais digitais do Itaú. A iniciativa faz parte do Programa Itaú Criança, que a marca promove desde 2010, incentivando a transformação da sociedade a partir da leitura para crianças.

Produzido pela marca em parceria com Prodigo, e co-produzido pela DPZ&T,  o documentário aborda a importância da leitura para as crianças, o papel dos adultos como leitores e o impacto das histórias na educação e desenvolvimento infantil. O filme estrou na última segunda (28) em avant-premiére em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema Augusta. 

O documentário acompanha cinco famílias de diferentes regiões do país e ilustra como a leitura influencia as vidas de pais e filhos. Além dos adultos comentando sobre o quanto os livros podem estimular os pequenos em relação a imaginação, a criatividade e o raciocínio, as próprias crianças dão seu ponto de vista.

Com direção de Eduardo Rajabally, o “Para Gostar de Ler” também demonstra como as histórias e o poder das palavras são capazes de incentivar suas visões a respeito do mundo, além da percepção sobre a importância da família, dos amigos, das brincadeiras e da cultura no dia a dia.

“Estamos na sexta edição da campanha do Leia para uma Criança, que integra o Itaú Criança. Em 2017, procuramos trazer um conteúdo diferente, com argumentos e dados científicos a respeito da leitura para crianças na primeira infância e seus benefícios. ‘Para Gostar de Ler’ representa esse nosso objetivo, assim como nosso apoio a causa da Educação”, explica Eduardo Tracanella, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.

Desafios da leitura no Brasil

Em um país em que 60% dos cidadão nunca tiveram um adulto lendo para eles durante sua infância, o documentário  reuniu opiniões e insights de profissionais de diversas áreas, entre escritores, médicos, educadores, pedagogos, professores, neurocientistas e psicólogos.

Participam Ilan Brenman, Drauzio Varella, Leandro Karnal, Eva Furnari, Wellington Nogueira, entre outros, enfatizando como os livros representam uma alternativa para melhorar a relação entre pais e filhos, além de estimular o aprendizado e a formação das crianças, uma vez que 85% do desenvolvimento cerebral acontece antes de completar cinco anos de idade.

Rafael Urenha, chief creative officer da DPZ&T, conta que quando apresentaram para o Itaú a ideia de produzir um documentário, queriam retratar o impacto decisivo que as histórias têm no desenvolvimento infantil e mostrar como o momento da leitura fortalece o vínculo entre adultos e crianças. “Para isso, o filme combina depoimentos de especialistas com histórias reais de famílias brasileiras que contam como a leitura para crianças faz parte de suas vidas”, comenta.

“A leitura na primeira infância não é só vital como também a mais mágica de todas. Somos produtores audiovisuais e contadores de histórias e temos a obrigação e o prazer de promover a leitura sempre. Não apenas para as crianças, mas para todos”, diz Francesco Civita, produtor do filme e sócio da Prodigo Films.

Diferentes famílias

Teliciane, mãe de Enzo, Guilherme, Rafaela e Victor, com idades entre 3 e 12 anos e moradores de Alvorada (RS),  é doméstica e passou a sentir prazer pela leitura e a comprar livros para seus filhos, incentivando-os a estudar. Já Luciana, de Belo Horizonte (MG), recorreu à leitura para explicar à sua filha Beatriz, de 5 anos, sobre suas origens e o que significa adoção.

No caso dos irmãoes Martina e Vicente, de 4 e 3 anos, respectivamente, e moradores de Porto Alegre (RS), viram sua relação melhorar. Os pais de Pietra, de Salvador (BA), e de Lourenço, de São Paulo (SP), ambos de 5 anos, acreditam ser importante manter a imaginação viva e que a leitura proporciona momentos únicos de magia. E a professora Nanci Soueid lembra que desde pequena se tornou leitora por incentivo de sua avó, que lia para ela, por exemplo, a Bíblia e as cartas do pai. O documentário destaca ainda a importância da inclusão e com depoimentos de diversas crianças, entre elas Matheus, de 8 anos, que é deficiente visual.

Com o Programa Itaú Criança, do qual o ‘Para Gostar de Ler’ faz parte,  o banco já distribuiu gratuitamente mais de 45 milhões de livros para todas as regiões do Brasil.

FICHA TÉCNICA

Uma produção Prodigo Films
Apresentação Itaú
Criado por Francesco Civita
Direção – Eduardo Rajabally
Produzido por Francesco Civita e Beto Gauss
Coprodução – Eduardo Tracanella e Thiago Cesar da Silva
Coprodução Itaú
Produtor Associado DPZ&T
Direção de Conteúdo – Giuliano Cedroni
Roteiro – Morris Kachani e Stela Grisotti
Direção de Fotografia – Janice d’Avila
Montagem – Veri Ravezza
Coordenadora de Produção – Renata Grynzspan
Coordenação de Pós-produção Maria Luiza Tuutu Mesquita
Direção Musical – Diogo Poças