“Algumas semanas antes do Cannes Lions, aconteceu, no Palais des Festivals, o Midem,  maior evento de music business do mundo e ao qual marcas e agências devem prestar cada vez mais atenção, considerando que música e publicidade caminham cada vez mais juntas.

Com o declínio das vendas de CDs/DVDs e a migração do negócio da música para os serviços de streaming de áudio e vídeo, gerando oportunidades de patrocínios e anúncios, cada vez mais as marcas se aproximam das gravadoras, das editoras e dos artistas, gerando novas formas de pensar a publicidade e atingir o público. O mercado da música, por sua vez, aprende com o mercado publicitário novas formas de gerar receitas e traz para a publicidade o que as marcas mais desejam: engajamento, lealdade e consumo dos fãs. Junte a isso as crescentes novidades tecnológicas, que trazem mais e mais possibilidades de interação e difusão de conteúdo, e está pronta a fórmula do sucesso.

E foi no Midem que os principais players se encontraram, debateram, lançaram novidades, contaram seus cases de sucesso e revelaram o que está por vir na relação da música com as marcas. Neste ano, diversas novas plataformas e aplicativos foram lançados, tendências musicais de várias partes do mundo foram apontadas, novas possibilidades de receitas foram discutidas e muitas novas parcerias reveladas.

Um dos exemplos da importância do Midem: Alexander Ljung, fundador do Soundcloud, uma das maiores plataformas de streaming do mundo, foi um dos palestrantes este ano da série Visionary Talks, na qual apenas nomes consagrados no mercado têm voz. Acontece que, há apenas seis anos, foi no próprio Midem que a ideia por trás do Soundcloud foi apresentada como projeto e ganhou o concurso de inovação Midem Startup Lab.

Ainda nas Visionary Talks, o CEO da Sony Music, Doug Morris, acabou sem querer antecipando que o lançamento da Apple previsto para ser anunciado no dia seguinte se chamaria Apple Music e seria uma plataforma de streaming com serviços agregados, o que acabou se confirmando com o anúncio feito pela própria empresa. Foi no Midem, porém, que se soube em primeira mão.

Dentro do evento também acontece o Midem Marketing Competition, que premia ações publicitárias que utilizam como ferramenta principal a música. Este ano, a campanha premiada com a medalha de ouro foi a ‘Converse Rubber Tracks Sample Library’, desenvolvida pela agência americana Cornerstone em parceria com a Indaba Music. A medalha de prata ficou com ‘Press Play to Give’, da Unicef, criada pela Edelman Desportivo, e a de bronze, com ‘Dangerous’, vídeo interativo feito pela My Love Affair para a G.H. Mumm com a participação de David Guetta.

Mas um dos cases de maior sucesso apresentados neste Midem 2015 foi a campanha ‘Stay True Journeys’, desenvolvida pela M&C Saatchi Sport & Entertainment em parceria com a plataforma online Boiler Room para a marca Ballantine’s (Pernord Ricard). O projeto já esteve em diversos países e mostra a cena musical de cada local por meio de transmissão ao vivo e vídeos com apresentações artísticas, além de documentários e making of. O projeto está a caminho do Brasil, em cidade a ser divulgada.

O fato é que aqui no Brasil ainda estamos em fase de amadurecimento quando o assunto é música e branding, tanto o mercado publicitário, principalmente as produtoras de áudio, quanto as empresas tradicionais da indústria da música ainda estão aprendendo a trabalhar juntas, mas as novidades estão aí, novas oportunidades de negócio estão surgindo a todo momento e é preciso estar conectado com o que acontece no mundo.

Que venham mais Midems e mais inspiração para o mercado brasileiro!”

*Coordenadora de Projetos Especiais da Comando S Audio