Márcia: intenção é buscar consumidores em outros momentosCom 15 anos de experiência como e-commerce esportivo, a Netshoes percebeu que havia uma oportunidade a ser explorada. Usando boa parte da estrutura já existente, no fim do ano passado a empresa lançou um novo braço: a Zattini, loja online especializada em moda. “Surgiu a ideia de trabalhar com moda para atender o cliente em outros momentos”, explicou Márcia Lima, diretora comercial da Zattini.

O portfólio da Zattini tem 170 marcas. Somadas às da Netshoes são 290 parceiras presentes nos sites. “Faz sentido ter algumas marcas nas duas lojas, como as de esportes voltadas ao lifestyle. Mas o foco da Zattini é mesmo moda”, contou. Um dos desafios da empresa é a resistência que ainda existe em comprar roupas pela internet, já que não há um padrão de tamanhos. “A venda cresceu muito em relação ao que era, mas ainda vende menos que acessórios e calçados”, falou.

Os sites são operações independentes, embora seja possível acessar a navegação de um entrando no outro, mas usam praticamente a mesma estrutura, em áreas como logística e SAC, o que facilitou muito a criação do novo negócio. “Precisamos apenas adaptar o estúdio e montamos uma equipe comercial à parte”, disse.

A diferença entre as operações na prática, no entanto, é grande. A começar pelo público. Enquanto na Netshoes há predominância do público masculino, na Zattini a maioria já é de mulheres. “Além disso, as marcas de moda trabalham na coleção com um ano de antecedência”, falou.

Para divulgar a chegada da empresa, não foi feita uma grande campanha de comunicação. “Fizemos um soft open, com ações exclusivamente online, e mesmo assim estamos vendendo acima do planejado”, afirmou Márcia. A marca hoje tem presença nas redes sociais com perfis no Instagram e no Facebook. Uma das ações digitais na época do lançamento foi a parceria com a blogueira de moda Camila Coutinho, do blog Garotas Estúpidas. Toda a comunicação é criada pela house da empresa.