Em um contexto onde os investimentos no mercado financeiro se popularizam no Brasil,o Itaú Personnalité leva à mídia uma campanha que marca seu novo posicionamento para a área de investimentos. A campanha criada pela agência DPZ&T tem direção de Fernando Meirelles, dos filmes Cidade de Deus e Dois Papas, e traz linguagem direta e bem-humorada para falar dos riscos para quem contrata serviços de corretoras de investimentos.

A comunicação traz como protagonista o ator Marcos Veras, que aparece em duas versões: em 2019 e em 2020, fazendo um paralelo entre os serviços oferecidos pela concorrência e o que está nas entrelinhas nas ofertas e benefícios para a contratação de serviços e produtos. O objetivo é posicionar os serviços do Itaú Personnalité como escolhas mais isentas e seguras para os clientes, como explica Guilhermo Bressane, diretor de marketing negócios do Itaú Unibanco.

O ator Marcos Veras protagoniza novo filme do Itaú Personnalité (Divulgação)

“Nesse ponto, a experiência do Itaú Personnalité se sobressai. Investir nunca foi tarefa fácil e nossa intenção no desenvolvimento das peças foi ressaltar a confiança que os clientes depositam nos nossos 25 anos de mercado”, diz Bressane.

Com veiculação em TV aberta, peças digitais e OOH, a campanha reforça que clientes do banco têm acesso a uma prateleira aberta de produtos – ou seja, investimentos próprios e também de outras instituições do mercado e gestoras parceiras –, além de recomendação isenta, ou seja, sem que o assessor financeiro seja pressionado por práticas de remuneração para indicar produtos específicos.

“Tentamos deixar esse tema, normalmente mais duro, um pouco mais leve – sem deixar de transmitir a mensagem importante dos impactos de decisões tomadas, e de como a situação atual do mundo mudou a narrativa e exige que as pessoas estejam mais do que nunca atentas ao seu dinheiro”, explica Bressane.

A comunicação é composta também por um filme-manifesto estrelado por especialistas em investimentos do Itaú Personnalité. Os profissionais endereçam a mensagem para os investidores, chamando atenção para questões como possível euforia ou pânico em relação a bolsa de valores, e que a remuneração  dos profissionais é fixa, ou seja, não muda conforme os investimentos feitos pelos clientes, o que dá mais isenção e transparência nas indicações feitas.

Para Rafael Urenha, chief creative officer da agência DPZ&T, o impacto da crise no mercado financeiro nos últimos meses mudou o panorama dos investimentos e fez o investidor avaliar suas decisões. “Infelizmente, não podemos voltar no tempo e corrigir as escolhas do passado. Por isso é fundamental ter sempre ao lado os melhores especialistas auxiliando na tomada de decisões. Assim, é possível investir de forma inteligente e agradecer a si mesmo em 2021. É uma campanha corajosa, que mergulha  no comportamento do investidor”, destaca.