Giuliano Odone, head de marketing da Brown-Forman Brasil (Divulgação)

Jack Daniel’s lança nesta quinta-feira (1), de forma simultânea em mais de 100 países, a primeira campanha global de sua história.

Esta é a primeira vez que uma campanha do whiskey chega à TV brasileira. Intitulada “Make It Count”, a comunicação é assinada pela norte-americana Energy BBDO e trata-se do “maior plano de mídia da história da Brown-Forman”, detentora da marca, conforme revela ao PROPMARK Giuliano Odone, head de marketing da gigante no Brasil.

“Por muitos anos, Jack Daniel’s viveu como essa marca do interior do Tennessee. Uma marca que está vivendo no seu momento, numa cidadezinha do interior. O clima é esse na destilaria e nas pessoas que trabalham na marca. Até então, todos os comerciais que a gente fazia os atores eram funcionários da empresa. Todos. 100%. Aí veio o século XXI e a pergunta: será que estamos falando com todos os consumidores?”, relembra o executivo. “Essa campanha vem com a ideia do Jack Daniel’s de sempre, mas para uma nova geração de consumidores”, complementa.

Odone explica que a campanha traz uma mensagem que valeria com ou sem a pandemia, que é “faça valer a pena”. Segundo o head de marketing, a comunicação traz um plano ambicioso de mídia, “o maior da história” da Brown-Forman. “E no Brasil não será diferente. O plano atinge todos os pontos de contato com o consumidor. A gente quer dar essa sensação de que Jack está em todo lugar. Então, temos televisão, digital, redes sociais, e-commerce, display e vamos trabalhar com influenciadores”, revela.

O carro-chefe é o filme de 60 segundos. Intitulado “First Timers”, trata-se de um vídeo “sobre as pequenas coisas do dia a dia” e que defende uma atitude mais Jack Daniel’s em relação à vida.

Perguntado sobre a ligação da bebida com o rock’n roll (o produto foi “companheiro” de lendas do gênero, como Lemmy Kilmister, do Motörhead, além dos membros do Rolling Stones), Odone explica que vai além. “Jack Daniel’s é muito rock’n roll? Frank Sinatra não era rock’n roll e foi o primeiro grande embaixador da marca. Ele cantava músicas deliciosas, voz incrível, mas não era rock. Vai além disso. É uma atitude de você viver o hoje”.

O comercial foi gravado na Ucrânia, com direção de Ian Pons Jewell. No Brasil, a Mutato foi a responsável pelo planejamento de mídia, juntamente com a Spark. A agência está com TV e mídias sociais e a Approach com os demais veículos de imprensa e influenciadores.