Lançado pela Ambev no mês do orgulho LGBTQIA+, o movimento #OrgulhoResiste está colorindo pontos emblemáticos de São Paulo desde o fim de semana. Um mural móvel, produzido com três mil latas de alumínio e pintado com as cores da bandeira que representam a comunidade, estará nesta segunda-feira (28) nas Praças Roosevelt e Ramos Azevedo, na região central da capital paulista.

Os locais foram escolhidos por representarem espaços de resistência e ocupação da comunidade LGBTQIA+ na cidade. A Avenida Paulista, por exemplo, é marco da Parada LGBTQIA+ que, há 24 anos, reúne mais de quatro milhões de pessoas para celebrar a diversidade e pedir por mais respeito e empatia.

Painel estará nesta segunda nas praças Roosevelt e Ramos Azevedo (Divulgação)

Nas redes sociais, a cada história de orgulho e resistência compartilhada usando a #OrgulhoResiste, R$ 1 será doado para ONGs que trabalham com projetos de retificação de nome, educação, empregabilidade, acolhimento e combate à violência de pessoas LGBTQIAP+, como Casa 1, Poupatrans, Casa Neon Cunha, Todxs, Acolhe LGBT+ e All Out.

“O mural, como uma das ativações deste ano, faz o papel de chamar a atenção da sociedade para a luta da comunidade, relembrando pontos históricos de resistência. Desta forma, sinalizamos também para o público a luta que a Ambev vem realizando há anos em prol da diversidade, seja na sociedade ou dentro da nossa companhia”, explica Alexandre Costa, diretor de marketing institucional da Ambev.

Segundo o executivo, o movimento #OrgulhoResiste dá voz e apoio a essa resistência de anos da comunidade e continuar posicionando a empresa a favor de causas como essa que levantam a bandeira do respeito, da união, da empatia, e da igualdade de direitos.

O movimento é mais uma ação da Ambev em prol da comunidade. Desde 2016 a companhia aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e criou o grupo de funcionários LAGER – Lesbian & Gay & Everyone Respected – destinado a propor e debater políticas internas de respeito e inclusão.

Além do mural, a campanha criada pela SunsetDDB tem um filme que narra os principais protestos e movimentos de luta pelos direitos LGBTQIA+ no mundo e no Brasil. Ele retrata o histórico de resistência que teve seu início marcado pela Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, em 28 de junho, e narra os principais acontecimentos LGBTQIA+ no Brasil, como o protesto realizado no Ferro’s Bar, em São Paulo, em 1983; a luta contra a epidemia da Aids, em 1992, e a realização da primeira Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, em 1997.

O filme chega a 2021 fazendo um alerta sobre projetos de lei que pretendem restringir a participação de pessoas LGBTQIA+ na publicidade e o aumento de casos de LGBTfobia.

Para Sergio Mugnaini, CCO (Chief Creative Officer) da SunsetDDB, a campanha #OrgulhoResiste é uma homenagem à história de lutas pelos direitos da diversidade. “A resistência LGBTQIA+ deve ser sempre apoiada. Ainda mais quando, até hoje, ainda vemos decretos, movimentos e pessoas que tentam revogar todos os direitos que a comunidade conquistou desde o início do movimento. Essa campanha é uma valorização dessa luta para que ela possa cada vez mais fortalecer o papel do indivíduo e da coletividade nas transformações sociais”, diz.

Um filtro que ambienta um microfone 3D nos Stories do Instagram também foi desenvolvido para incentivar as pessoas a criarem falas de resistência que fortaleçam o movimento em 2021.

FICHA TÉCNICA
Agência: SunsetDDB
Título da campanha: #OrgulhoResiste
Anunciante: Ambev
CEO: Pipo Calazans
CCO: Sergio Mugnaini
Redator: Filipe Rosado e Pedro Carreira
Diretores de Arte: Felipe Revite e Arthur Borges
Social Media Strategy: Gabriela Campagnucci e Thiago Pomarico
Mídia: Marcelo Aquilino
Atendimento: Anita Souza, Carol Cabral e Bianca Bizello
Produção: Fátima Latorre e Taís Caetano
Aprovação Cliente: Alexandre Costa, Isabela Graça, Luiza Bovino e Lucas Junqueira
Produtora: Bando Studio
Direção: Leandro HBL e Ohana Ribeiro
Produção Executiva e Atendimento: Délio Santiago
Assistência de Direção: Celina Barbi
Coordenação de Produção: Fabiolla Wolf
Gerente Financeira: Amanda Pereira
Coordenação pesquisa imagens: Dane Ben Pessach
Curadoria de conhecimento: Isis Naomi
Licenciamento Imagens: Patricia Iglecio
Finalização: Equipe Bando
Coordenação de Pós Produção: Rafa Hernandes
Montagem: Daniel Fiori
Diretor de Arte/Motion design: Diego Brito
Color Grading: Bleach – Sergio Pasqualino Jr.
Assessoria Jurídica: Eduardo Senna
Produtora de Som: Satelite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi e Thiago Colli
Atendimento: Fernanda Costa, Carol Araújo e Renata Schincariol
Produção Musical: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Mike
Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Koitty e Helton Oliveira.
Finalização: Carla Cornea, Pedro Macedo, Ian Sierra e Renan Marques.
Coordenação de produção: Ana Cordeiro, Larissa Costa e Giuliana Mendonça
Dublagens: Hurso Ambrifi, Higor Becker , Vitor Mello, Vanessa Krongold, Luan Ferreira, Juno Haddad, Za Medeiros, Paulo Vasilescu e Dafne Michellepis