P&G Health busca alertar sobre a dor mista e investe na campanha “Nem toda dor é igual. Identifique os sinais”. O objetivo é fazer com que os pacientes entendam que nem todos que sofrem do mesmo tipo de dor devem ser tratados da mesma maneira.

De acordo com pesquisa da P&G Health, seis em cada dez pacientes sofrem de dor mista, entretanto muitos não sabem. Sinais como tensão muscular, dor em queimação e dor latejante são alguns dos primeiros passos para o diagnóstico, que, com o tratamento adequado, pode oferecer mais qualidade de vida aos pacientes.

“A dor mista se manifesta através de sinais como uma dor muscular latejante, que irradia para outros locais do corpo, dor em pontada ou dor parecida com uma cãibra. Além disso, ela pode também gerar uma sensação de choques elétricos ou de picadas. Diante desse cenário, a campanha busca aumentar o conhecimento sobre o tema pelos médicos e população”, diz Daniel Oliveira, diretor de marketing da P&G Health.

Em um estudo clínico realizado com mais de cinco mil pacientes, a dor mista mais frequente é nas costas, seguida de dor no pescoço, isto é, esses pacientes podem ter, além de uma lesão muscular, uma lesão nervosa no local da dor.

O diagnóstico da dor mista pode ser simples, se o paciente conseguir identificar os sintomas com clareza e explicá-los para o médico. “Através do exame clínico, realizado pelo médico, a dor mista pode ser diagnosticada e tratada de forma adequada, com uma terapia combinada que vai agir nas dores musculares e dos nervos, ao mesmo tempo. Já estão disponíveis no mercado terapias que combinam anti-inflamatórios com vitaminas do complexo B, tratando os dois elementos envolvidos na dor mista, simultaneamente”, afirma a empresa.