Às 15h deste domingo (14), enquanto muitos brasileiros não ultrapassavam algumas dezenas de quilômetros horários nas estradas ao fim de mais um feriado prolongado, um austríaco batia o recorde de velocidade alcançada, em queda livre, conseguindo simplesmente superar a barreira do som ao atingir 1.342,8 km/h, pulando de uma cápsula que o elevou à estratosfera, nada menos que 39.045 metros do chão — num percurso que durou 9:03 minutos, sendo 4:19 em queda livre (assista aqui um pequeno highlight da ação).

Seria um feito histórico só pelos três recordes batidos — além do primeiro humano a viajar mais rápido que o som, Felix Baumgartner, o homem por trás do traje pressurizado, realizou ainda o voo de balão mais alto e o salto realizado de maior altura —, coisas que, poderíamos imaginar, só a Nasa seria capaz de fazer. Porém, a experiência foi proporcionada por uma marca de energéticos e pode ser vista ao vivo, com transmissão mundial pelo YouTube — atraindo oito milhões de pessoas para acompanhar em tempo real.

O evento fez parte do Red Bull Stratos, projeto da Red Bull que teve cinco anos de desenvolvimento ao imaginar: seria possível lançar um homem da estratosfera? Foi. “A visão do topo do mundo, lá em cima, foi um começo perfeito. Consegui fazer uma saída também perfeita da cápsula, mas logo em seguida entrei em parafuso. Ficou um pouco violento e difícil de controlar, pois com o traje pressurizado você não sente o ar — é como nadar sem sentir a água. Mas, esticando os braços, gradualmente consegui recuperar o controle e acredito que foi nesse momento que conseguimos superar a velocidade do som”, detalhou Baumgartner.

A aceitação da proposta da Red Bull foi instantânea desde que apresentada aos fãs da marca, no início de 2012. A página do Red Bull Stratos no Facebook foi alimentada com informações sobre objetivos, procedimentos e vídeos de testes desde fevereiro, chegando à manhã desta segunda-feira (15) com 682 mil likes. Só o post com a imagem que mostra o austríaco saltando da plataforma e a mensagem de “missão cumprida” superou os 100 mil likes e, segundo o próprio Facebook, na manhã desta segunda, 463 mil pessoas estão falando sobre a Red Bull nas redes sociais e mais 287 mil sobre o projeto Stratos. Já o canal do projeto no YouTube ofereceu 16 vídeos nos últimos oito meses, ultrapassando 360 milhões de views. Segundo a página do projeto na rede social, porém, ainda será lançado um vídeo “oficial” com os melhores momentos de toda a experiência — o que mostra que a discussão positiva ao redor da marca ainda vai ganhar mais asas.