Os fabricantes de refrigerantes e sucos artificiais decidiram parar de fazer publicidade de seus produtos direcionada para crianças de até 12 anos. A decisão foi tomada em consenso pelos membros da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas). A entidade reúne grandes marcas como Coca-Cola, Pepsi e Ambev.
A suspensão vai valer sempre que 35% do público que é alcançado por um programa tiver menos de 12 anos. Os fabricantes já vinham diminuindo a propaganda para menores, em acordo com a autorregulamentação do setor.
Em 2014, o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) considerou abusiva qualquer publicidade para crianças. No entanto, os fabricantes de refrigerantes e sucos afirmaram que a medida não teve influência agora.
A Abir confirmou ao PROPMARK que prepara esse movimento, em sintonia com o mercado internacional, e que deve soltar um comunicado ao mercado. O presidente da Abir, Alexandre Kruel Jobim, disse que a entidade trabalha em um texto que será aprovado em assembléia marcada para abril com os associados. “O compromisso é formalizar essa decisão”, falou ele. A Abir possui hoje 53 associados e, em termos de volume, reúne 85% da produção brasileira.