Desde o final do ano passado, a Samsung tem reforçado sua estratégia de se aproximar do consumidor como driver de negócio, trabalhando atributos que vão além de sua vantagem tecnológica em relação a concorrência. Dando continuidade a esse movimento, a marca acaba de escolher Tite, técnico da seleção brasileira de futebol, para personificar valores de marca, como paixão, emoção e inovação.
“Com o lançamento do Samsung Conecta, há seis meses, a proposta era de a gente se aproximar dos consumidores através de suas paixões. O esporte é uma ferramenta poderosa nesse sentido. Depois que trabalhamos a corrida de rua, pensamos: o que pode vir na sequência? É inegável a ligação do brasileiro com futebol e o Tite é hoje um dos ícones dessa paixão, que também tem tudo a ver com o nosso DNA”, explica Andréa Mello, diretora de marketing corporativo e consumer eletronics da Samsung Brasil.
O contrato de um ano com o treinador prevê a nova campanha institucional da companhia no Brasil, que entra no ar nesta quinta-feira (3) em seus canais digitais, com desdobramentos em mídia impressa também neste final de semana, além de ativações em TV aberta que exploram todas as modalidades de negócio da Samsung até 2018.
Com o conceito “Samsung é mais jogo”, a nova linha criativa busca criar novos elos emocionais com o consumidor. A estratégia é assinada pela agência Mutato, que tem liderado a produção das peças publicitárias, sobretudo, no digital. Nesta quarta-feira (2), Tite esteve no Rio de Janeiro para um ensaio fotográfico, onde recebeu o PROPMARK para uma entrevista exclusiva sobre seu novo papel como garoto-propaganda e a responsabilidade de assumir posições que possam influenciar o público.
“Sou um cara de hábitos extremamente simples, talvez a minha autenticidade e a coragem de dizer as coisas chamem atenção, mas eu tenho meus defeitos, minhas virtudes, sou um ser humano normal. Não tenho esse pretensão de influenciar ninguém. Tenho sim essa busca pela correção, de ter uma conduta de não errar na ideia, de fazer as coisas bem feitas, mas é preciso entender que humanamente sou passível de erro. Não me vejo como influenciador, como exemplo”.
Ele, que em maio protagonizou uma campanha para a faculdade Uninassau, explicou que tem critérios claros para aceitar propostas publicitárias e que suas escolhas são baseadas em valores. Educação, igualdade social, entre outros, são apenas alguns deles. “Trabalhei muito para ter a credibilidade profissional e sei o quanto foi difícil essa construção. E não vou deixar que nenhuma situação ou veiculação de marca que não esteja dentro dos meus princípios e convicções seja vinculada à minha imagem”, disse o técnico.
“Não é dinheiro que me move, visibilidade, um cartaz ou marketing. Tenho muito cuidado com meus princípios”, destacou, completando: “Algumas oportunidades profissionais acabam acontecendo, quando se convergem princípios importantes, como criatividade, inovação, credibilidade com o público e em relação ao futebol. Esses atributos fizeram esse link que culminou na parceria com a Samsung”.
A entrevista completa com Tite e mais informações sobre seu novo projeto de publicidade com a Samsung serão publicados na próxima edição do PROPMARK.