A poucos dias do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Toyota decidiu não veicular comerciais relacionados à competição. De acordo com o jornal japonês Yomiuri Shibum, o presidente da empresa, Akio Toyoda, também se recusou a participar da cerimônia de abertura, que acontece na próxima sexta-feira (23).  

Toyota é uma das principais patrocinadora dos Jogos Olímpicos (Divulgação)

O país está dividido em relação à realização dos Jogos, principalmente porque o Japão vive um momento de crescimento no números de infecções por covid-19. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (19), a montadora informou que “as Olimpíadas estão se tornando um evento que não conquistou a compreensão do público”.

A Toyota se tornou patrocinadora olímpico mundial em 2015, em um acordo de oito anos, tornando-se a primeira empresa de automóveis a aderir ao programa de marketing de alto nível do COI.

Recentemente, o Brasil foi alvo de críticas da opinião pública acerca da realização da Copa América, que terminou no último dia (10), por conta da pandemia. À época, marcas desistiram de fazer ações durante a competição continental. Mastercard, Diageo e Ambev foram algumas delas.