A expectativa da Via Varejo é superar as vendas de R$ 1,1 bilhão registradas na Black Friday do ano passado

A Black Friday 2020 começa nesta sexta-feira (23) para a Via Varejo, e não em 27 de novembro, que é a data oficial do evento no Brasil. A dona das Casas Bahia e Ponto Frio terá 40 dias de ofertas “para evitar aglomerações nas lojas e garantir uma venda mais tranquila para os brasileiros em um ano tão complexo”, diz Abel Ornelas, COO da Via Varejo, referindo-se à pandemia do novo coronavírus.

A estratégia confirma a tendência de antecipação das ofertas neste ano. A previsão da Via Varejo é superar os números de 2019, quando a companhia somou vendas de R$ 1,1 bilhão durante o evento que já se transformou em uma das datas mais esperadas do calendário de ofertas nacional.

A dupla sertaneja Maiara e Maraísa, o sambista Mumuzinho e o cantor de funk MC Kekel  divulgam as ofertas das Casas Bahia com o hit  “Ela tá podendo”, produzido e distribuído pela Kondzilla Records em parceria com o Creators Connect, solução do Google para marcas no YouTube.

“Amplificamos o sucesso da Black Friday de 2019, que já tinha as cantoras Maiara e Maraísa, com outros talentos que representam o propósito da nova fase da marca”, explica Ilca Sierra, diretora de marketing da Via Varejo, remetendo ao novo conceito “Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro”, apresentado em julho. 

O Bahianinho, mascote das Casas Bahia, que ganhou um novo papel institucional e passou a ser conhecido como CB

Sertanejo, funk e samba trazem mais diversidade à comunicação, dando ainda o tom dos filmes estrelados pelo ator Fabiano Augusto, garoto-propaganda da marca, e pelo conteúdo apresentado pelo personagem CB nas redes sociais. “Juntamos os três ritmos que entram nas casas de 80% dos brasileiros”, frisa Rodrigo Costa, diretor comercial da Kondzilla. 

O diretor-executivo de criação da VMLY&R, Cristian Santoro, lembra que a dinâmica de toda a investida da Via Varejo na Black Friday 2020 conta também com ferramentas capazes de melhorar a experiência de compra. “Pelo WhatsApp, os consumidores podem chamar o vendedor e conhecer as ofertas, ajudando a evitar os tumultos nas lojas”, destaca o publicitário.

A campanha, que ainda inclui ações para os canais digitais em parceria com influenciadores, deve apresentar novidades ao logo do evento, que ainda são segredo. No total, a produção reuniu o trabalho de 150 pessoas e foi executado em 20 dias.

Com a promessa de se consolidar como a “A Black do Brasil”, a Black Friday da Via Varejo integra ações também para o Ponto Frio, que repete a participação dos “Pinguins de Madagascar” na comunicação deste ano. “A aceitação foi tão receptiva que eles retornam com a missão de fazer o consumidor se dar bem”, explica Ilca. “A marca será reposicionada em 2021”, antecipa Ornelas. 

Os “Pinguins de Madagascar” voltam à comunicação feita pelo Ponto Frio para a Black Friday 2020

Segundo o executivo, a Via Varejo vai oferecer condições especiais de pagamento, que permitem parcelar as compras de alguns produtos em até 30 vezes sem juros para quem usar os cartões das Casas Bahia e Ponto Frio. Os consumidores ainda poderão usufruir de frete grátis e entregas em até 24 horas.

A estratégia da Via Varejo para a Black Friday 2020, com 40 dias de ofertas e não apenas três, foi antecipada na manhã terça sexta-feira (23) aos 41 mil colaboradores da marca.