Uma pesquisa encomendada pelo Institute of Practitioners in Advertising (IPA) revelou que anúncios com propósitos bem definidos são mais eficientes do que aqueles que não mostram que a empresa está comprometida com os benefícios sociais.
O estudo avaliou 380 anúncios no mesmo período, sendo 47 com uma mensagem proposital e 333 que não incluíam essa mensagem.
Para a pesquisa, foram levados em consideração: vendas, participação de mercado, aquisição de novos clientes, fidelidade do cliente, poder de precificação e lucro, e 57% dos anúncios tiveram um ótimo desempenho, o que significa que eles alcançaram pelo menos uma grande melhoria entre as seis métricas.
O estudo definiu publicidade proposital como “um compromisso articulado envolvendo a contribuição para um ou mais impactos sociais positivos nas áreas da saúde, meio ambiente, desenvolvimento humano, negócios sustentáveis práticos ou outras áreas semelhantes”.
De acordo com o especialista em eficácia Peter Field, ao focar nas características-chave de campanhas bem-sucedidas com objetivos específicos, mais marcas verão melhorias nos resultados. “Pode haver benefícios consideráveis para as empresas na implementação de campanhas de propósito de marca – tanto para envolver seus próprios funcionários quanto para impulsionar as vendas. Quando bem-feito, o propósito da marca pode ser muito poderoso”, explicou.
A diretora de estratégia de marketing da IPA e diretora executiva da IPA EffWorks, Janet Hull, disse que mesmo que o propósito da marca seja uma ciência relativamente nova, já existem evidências provenientes do banco de dados IPA da extensão de seu apelo para diferentes partes interessadas. “Dado o crescente interesse da indústria em estratégias de propósito de marca, podemos esperar ver muitos mais casos no 2022 IPA Effectiveness Awards para levar nosso aprendizado adiante.”