A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (18), a suspensão da fabricação, distribuição, venda e consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, versões e tamanhos de uma linha de produção da fábrica da Unilever de Pouso Alegre, em Minas Gerais. De acordo com a instituição, a medida foi tomada “por suspeita de não atenderem às exigências legais e regulamentares da agência”. A Anvisa afirmou que a medida é temporária e que foi adotada como precaução. A Unilever ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Na última quinta-feira (14), a Unilever anunciou recall de 96 unidades do suco Ades maçã de 1,5 litro, fabricadas em 25 de fevereiro, do lote com as iniciais AGB 25, por risco de queimadura. Segundo a fabricante, houve uma alteração no conteúdo do produto devido a uma falha no processo de higienização, o que resultou no envasamento de solução de limpeza no lugar de suco. “Nestas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina. O consumo do produto nessas condições pode causar queimadura. A falha identificada já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos”, declarou, em comunicado. Na sexta-feira (15), a Anvisa solicitou à Vigilância Sanitária de Minas Gerais que realizasse inspeção sanitária na fábrica onde foi fabricado o lote.
Segundo a Unilever, até sexta-feira (15), 14 consumidores tinham entrado em contado com a empresa para relatar problemas com o produto. “Dos 14 atendimentos já realizados pelo SAC, 12 já receberam atenção médica adequada e estão sendo acompanhados e dois não aceitaram”, informou a companhia. Os clientes relataram queimaduras na mucosa, enjoo e náusea.