A icônica logomarca da Quaker marcou gerações, mas já há alguns anos a companhia está em busca de novas percepções e pontos de contato. Mais do que uma fabricante de aveia, a empresa aproveita seus 140 anos recém-completados em 2017 para se conectar com o público nas grandes cidades. Para isso, segue proposta de acompanhar o consumidor ao longo de todo o seu dia, com portfólio que vai além de opções para o café da manhã, como explica Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da Pepsico, detentora da empresa.
“Quaker conta com a solidez de uma marca que foi fundada em 1877 e se mantém forte na memória afetiva dos consumidores ao longo dos anos. Ao mesmo tempo, se reinventa e acompanha o lifestyle de seus consumidores, com opções que vão desde o café da manhã, breaks e snacks nutritivos que podem ser consumidos ao longo do dia, em qualquer lugar”.
Seguindo a nova estratégia de versatilidade, aliada à democratização do cereal, a companhia ampliou seu portfólio este ano, com o lançamento das barras 100% frutas de verdade com aveia. Segundo Daniela, o objetivo é levar o conhecimento da versatilidade da aveia para um número cada vez maior de pessoas nos diferentes pontos de contato. “A aveia é um grão que tem superioridade nutricional em relação a outros cereais presentes no consumo diário dos brasileiros, como o arroz e o trigo, e ao mesmo tempo é democrática, sendo acessível a maioria da população. Nós queremos mostrar para os consumidores a praticidade e os benefícios de incluir a aveia no dia a dia, assim como as diferentes formas de fazê-la”.
Como estratégia de apresentar a versatilidade da aveia, a marca aposta na inauguração da Quaker The Oatery, em São Paulo, primeira loja-conceito da companhia na América Latina. A flagship permanece na cidade até dezembro e oferece um menu assinado pela chef Morena Leite, além de workshops e venda de produtos licenciados. São aventais, tigelas, canecas e xícaras com visual da marca. Além desses itens de decoração, o público pode levar para casa bolos, pães e muffins criados pela chef, que levam a aveia em suas receitas. “Essa iniciativa nos dá a oportunidade de falar diretamente com o nosso público e celebrar nossa história. Quaker comemora 140 anos com uma experiência que nos aproxima do dia a dia das pessoas que têm uma rotina agitada e urbana”. Para a executiva, a flagship é apenas um dos exemplos de como a aveia pode ser usada em tantos pratos e de diferentes formas. “Queremos que o brasileiro amplie o hábito de consumir aveia”.
A campanha de 140 anos também contempla ações no digital, como forma de se aproximar do público jovem. “Nosso objetivo é manter a história e a credibilidade de Quaker de uma forma contemporânea. A plataforma digital é, sem dúvida, uma grande aliada. Temos, por exemplo, uma parceria de sucesso com o Tastemade, em que ensinamos ao público diversas receitas gostosas e nutritivas feitas à base de aveia”, destaca Daniela.
Vanguarda
Criado em 1957 pelo ilutrador norte-americano Haddon Sundblom, o logotipo da Quaker foi a primeira marca registrada para um cereal de café da manhã. Seu criador é um veterano na publicidade, sendo responsável também pelo icônico Papai Noel da Coca-Cola.
Apesar do sucesso histórico da logomarca, o famoso homem da Quaker já havia sido retratado pela empresa desde 1900. Mas, para a renovação constante de seu personagem principal, a companhia tem investido em diversas estratégias, sobretudo, com novos formatos de publicidade.
Para provar a importância do café da manhã equilibrado, a marca promoveu recentemente ativação de mídia exterior em uma estação de metrô na Bélgica usando vending machines “humanizadas”. “Nosso objetivo é manter a história e a credibilidade da marca Quaker de uma forma contemporânea”, finaliza Daniela.