Paulo Loeb e Fernand Alphen estão no comando da empresa, que teve início com o site Fulano.com; hoje oferece diversos serviços

Desde o início de sua história, a Fbiz busca abraçar a complexidade e superar os desafios que o mercado de publicidade apresentava. Nesta quinta-feira (13), a agência, definida por um ambiente complexo pelos CEOs Paulo Loeb e Fernand Alphen, completa 24 anos de história, sendo considerada uma das agências mais admiradas, segundo o “Agency Scope 2022/2023”, realizado pela Scopen.

Em celebração a mais um aniversário, Loeb recorda com carinho da história da Fbiz, seus principais desafios no decorrer dos anos e conta planos para o futuro.
A Fbiz nasceu em 1999 com o Fulano.com, site de perguntas e respostas, voltado para o entretenimento, no qual as pessoas ganhavam pontos por sua participação e conseguiam trocar os pontos por prêmios - uma novidade que fez com que ele se tornasse um dos sites mais acessados do Brasil.

Paulo Loeb e Fernand Alphen, co-CEOs da Fbiz: superando os desafios do mercado (Divulgação)

Parte de 70% da renda do Fulano.com vinha com anúncios de startups que, cerca de um ano depois, tiveram de remover seus anúncios devido ao que Loeb define como “estouro da bolha da internet”. Assim, o Fulano.com perdeu parte significativa de seus lucros.

Buscando reverter o cenário, ele ofereceu uma proposta para sua antiga empresa, a Unilever: “Já que o Fulano não sobreviveria de mídia de outras startups, criamos o Fulano Business, que tinha como objetivo criar sites para outras empresas. Se as startups investiam em mídia no Fulano, por que grandes empresas como a Unilever também não podiam investir?”, questionou o CEO.

O Fulano Business, que logo passou a ser chamado de Fbiz, se tornou uma produtora de sites para essas empresas e, com seus serviços, se consolidou como uma das principais agências digitais do Brasil. “O nome agência não necessariamente explica o que a gente faz na Fbiz, já que ao longo dos anos nos especializamos em diversos serviços”, ressalta.

Desafios
Incorporando novos serviços na Fbiz, como o de comprar mídia, a área de e-commerce, mobile e outras, a agência se deparou com a possibilidade de trabalhar com ambientes muito complexos. “A complexidade e sua resolução foram uma pauta desde o nascimento da Fbiz. Quando eu falo complexidade, é sobre aprender e fazer as estratégias do zero”, explica o executivo.