Com o intuito de mostrar o caminho do comércio eletrônico a ser trilhado pelos pequenos empresários, a Apadi (Associação Paulista de Agências Digitais) e o Sebrae (Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São Paulo lançaram nesta terça-feira (26) o Guia de E-commerce. O documento está disponível para download gratuito no site da Apadi.
O guia, como o próprio nome sugere, orienta o empreendedor no processo de construção de sua loja online. O objetivo, afirma o presidente da Apadi, Claudio Coelho, é servir como referência para o empresário ao mostrar todos os pilares necessários para levar o negócio para a internet. “Temos oito capítulos que vão desde o planejamento até os últimos detalhes de divulgação. Para nortear esse empresário, há informações sobre plataforma, operações de conteúdo, logística, marketing e todas as outras etapas do processo”, diz.
Um dos motivos que levaram à criação do guia foi a falta de experiência das empresas de pequeno porte na hora de construir um negócio online. “O empreendedor muitas vezes está preocupado só com a apresentação do site e deixa de lado aspectos como estrutura, estoque, logística. Essas necessidades do e-commerce são desconhecidas. Estamos transformando a informação em um formato único, vamos catequizar as pessoas em função das boas práticas desse tipo de atividade”, indica Eduardo Pugnoli, gerente de inteligência de mercado do Sebrae.
Ainda de acordo com Pugnoli, essa falta de conhecimento tem sido uma das principais causas do alto índice de “mortalidade” das pequenas empresas – 24% delas fecham antes de completar dois anos justamente porque seus investimentos e planos não contemplam aspectos de bastidores dos sites. “Se a empresa começa a trabalhar de forma equivocada, terá menos chances de corrigir seus passos no futuro. Isso vale tanto para o e-commerce quanto para o modelo tradicional. Não existe taxa de mortalidade zero, mas os que escolhem empreender precisam de um plano de negócios que mostre o caminho para se consolidar nos dois primeiros anos”, avalia.
O Guia do E-commerce foi desenvolvido para pequenos empreendedores, que faturam entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões por ano, mas, como indica quais são os pilares para o comércio online, vale também para negócios de médio porque que ainda não investiram nesse segmento. Não se trata, porém, de uma forma engessada, e sim de uma série de diretrizes – como explica Thiago Sarraf, líder do comitê de desenvolvimento do projeto. “Não é uma receita que você precise seguir em definitivo. Como toda boa receita, pode adaptar ingredientes. Existem empresários em momentos diferentes, com um negócio de décadas ou com uma loja nova, aquele que tem estabelecimento físico e aquele que só trabalha no digital. Serve para todos”, conclui.