Auditório do RioContentMarket, na capital fluminense

 

A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABPITV (Associação Brasileira de Produtores de TV) assinaram nesta quarta-feira (29) a renovação do convênio do programa BTVP (Brazilian TV Producers) – projeto setorial do complexo de economia criativa e serviços da agência. A renovação se deu durante a segunda edição do RioContentMarket, maior evento da América Latina dedicado à produção audiovisual, promovido pela ABPITV e que reúne mais de 1,5 mil players brasileiros e internacionais no Rio de Janeiro para discutir o mercado e fazer negócios.

Maurício Borges, presidente da Apex-Brasil, disse que a renovação do convênio dará continuidade à participação comercial da produção audiovisual brasileira (filmes, documentários e animação) no mercado internacional de TV, internet e novas plataformas. O convênio destinará R$ 5 milhões para a realização de ações promocionais no exterior, levando programas com conteúdo brasileiro a outros países e estimulando projetos de coprodução internacional.

Raquel do Valle, gerente do BTVP, disse estar trabalhando para divulgação de ações promocionais em Cannes. “Fizemos um ‘rebrand’ das entidades BPTV e da ABPITV. O RioContent é muito importante, mas na MIPTV, importante feira do cenário televisivo realizada em Cannes, poderemos expor a marca. Teremos além do estande, materiais publicitários que serão distribuídos durante o evento”, contou Raquel. Apesar de terem produzido um vídeo promocional, o material divulgado será praticamente todo impresso. O foco será no estande da feira em Cannes.

Raquel conta que as ações de networking em negócios da feira já se prestarão ao serviço de divulgação. “São rodadas exclusivas onde já negociamos um painel onde o Brasil estará presente falando da nova lei de TV por assinatura. Temos a participação institucional por meio da TV Brasil que vai acabar gerando muitos contatos também”, disse Raquel.

A BTVP atua em diversos eventos internacionais como MIPTV, MIPCOM, Realscreen, Kidscreen, todos voltados para o mercado de TV, dando suporte para a participação do produtor brasileiro. Em sete anos de projeto já promoveu mais de 75 ações em diferentes países como Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, que resultaram em aproximadamente sete mil reuniões de negócios.