Com tecnologias do Spotify e o Google Maps, foi lançado o aplicativo Speed-O-Track. O app acessa todas as playlists do Spotify do motorista e usa os dados do Google Maps para identificar a velocidade máxima permitida no local transitado. Quando o limite é ultrapassado, a música que está tocando no momento acelera e só volta ao ritmo normal quando o veículo estiver dentro da velocidade permitida. A criação é da Dentsu Brasil para a concessionária Arteris.
A tecnologia envolve um mashup entre geolocalização, reverse geocoding, streaming e processamento de áudio3. “O Speed-o-Track chama rapidamente a atenção do motorista e o alerta sobre o excesso de velocidade por meio da própria música em ritmo acelerado, ao contrário de mensagens sérias e pouco interessantes que normalmente são utilizadas quando o assunto é Segurança no Trânsito”, diz Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil.
Segundo a Organização Mundial da Saúde/ONU, em todo o mundo, cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas de acidentes a cada ano, enquanto a quantidade de feridos chega a 50 milhões. A iniciativa também está alinhada com a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” (2011-2020), instituída pela ONU, que prevê reduzir em 50% os acidentes fatais nas rodovias brasileiras neste período. O app, disponível gratuitamente para Android e iOS, funcionará apenas para assinantes Premium do Spotify. As 500 primeiras pessoas que fizerem download ganharão um mês grátis de assinatura do Spotify Premium.
Confira aqui o funcionamento do app.