Ação da F.biz para a Motorola foi replicada no Snapchat]Antes mesmo de disponibilizar a venda de mídia e posts patrocinados, Facebook e Instagram, por exemplo, já eram terrenos férteis para a propaganda. Por lá, de forma orgânica, as empresas produziam conteúdo, faziam promoções e iniciavam campanhas para engajar o consumidor. O ciclo segue nesses ambientes e se inicia em novas plataformas, como os aplicativos Snapchat e Periscope, que, na o

nda do momento, já fazem parte da estratégia de construção de marca de alguns anunciantes brasileiros.
Os resultados, até o momento, correspondem às expectativas dos clientes – pelo menos na F.biz. Segundo o CCO da agência, Guilherme Jahara, tanto Snapchat quanto Periscope são formas de complementar uma comunicação iniciada em outros canais, ampliando o número de visualizações de uma mensagem e atingindo um público diferente – no caso de Snapchat e Periscope, especialmente a geração Millennial.
“Esses aplicativos, por enquanto, são complementares e mais usados para conectar as marcas a um público mais jovem. Pode ser que em breve sejam plataformas principais, mas, por enquanto, o Facebook segue sendo a principal no meio digital, até por ser a que tem mais usuários”, diz.

Jahara comenta ainda a liberação de posts patrocinados no Instagram, momento que era aguardado pelo mercado e passou a ser liberado gradualmente apenas este ano no Brasil, com resultados também positivos até o momento. “Quem está no Instagram espera uma coisa. No Facebook, outra, e assim por diante. Existe uma inteligência e uma necessidade de trabalhar cada plataforma de um modo diferente. Não necessariamente uma exclui a outra, pelo contrário: isso permite que sua marca seja apresentada de diferentes formas. O desafio do nosso trabalho é justamente esse, o de manter uma estratégia que apresente dinâmicas novas em cada canal”, defende.

AÇÕES
O debate sobre o uso consciente do celular promovido pela Vivo na campanha “#UsarBemPegaBem”, assinada pela DM9DDB, foi estendido para o Periscope – aplicativo de live streaming do Twitter. A operadora iniciou, no último dia 5, uma série de discussões transmitidas em tempo real pelo app sobre temas relacionados ao uso consciente do celular, que seguem até o final do mês com mediação de Felipe Solari e participação de personalidades e influenciadores.

 

“Dentro de uma estratégia de integração de multiplataformas, começamos a campanha no Facebook com posts, fomos para TV fechada, cinema e canais digitais com o filme e agora usamos o Periscope em uma ação que se insere com bastante pertinência à campanha e aos valores da Vivo”, afirma Igor Puga, vice-presidente de integração e inovação da DM9.

Para ter acesso a esse conteúdo gerado via Periscope, o consumidor precisa ter uma conta no Twitter, seguir a Vivo na conta @vivoemrede e fazer o download do aplicativo Periscope no celular ou no computador. A partir daí, os conteúdos dos debates entram automaticamente na timeline do Twitter.

Nesta quarta-feira (16), uma nova edição do debate vai ao ar com Rafael Cortez, apresentador do “CQC”, e Phelipe Cruz, fundador do blog Papelpop, falando sobre o uso consciente do celular nos momentos mais importantes da vida. Para encerrar o ciclo, no próximo dia 30, Bia Granja, criadora do youPIX, e Daniella Freixo, psicóloga infantil, discutem o uso do celular entre as crianças.

Já para o lançamento do Moto E, smartphone da Motorola, a F.biz utilizou o Snapchat para uma ação na Avenida Paulista, em São Paulo. A marca levou Jefferson da Silva Barbosa, protagonista do vídeo em que aparece cantando “Para Nossa Alegria”, para um ponto de ônibus em frente ao prédio da TV Gazeta. A região tem grande concentração de público jovem e foi a escolhida para que Jefferson fizesse um “show” em que tocou violão, cantou e interagiu com o público. A apresentação gerou conteúdo para o Snapchat que valorizava a marca e, ainda, convidava as pessoas que passavam no local a interagir na rede por meio de Wi-Fi aberto disponibilizado pela Motorola. Posteriormente, a ação gerou um vídeo para o Facebook e para o YouTube. Ainda no Snapchat, a Motorola lançou o Moto G com uma ação que mostrava o produto sendo retirado da caixa – uma forma de mostrar com exclusividade a novidade para o público de grande afinidade com tecnologia.