Após dois anos, a Coca-Cola retoma a posição de CMO e nomeia um profissional para a função.
O presidente dos negócios da empresa na Ásia-Pacífico, Manolo Arroyo, vai assumir o cargo de diretor de marketing como parte de uma nova estrutura global integrada que entrará em vigor a partir de janeiro de 2020.
A gigante dos refrigerantes agora terá divisões para criação, categoria, operações de marketing, design e conhecimento e insights, os quais serão reportados a Arroyo.
“Sabemos que as necessidades dos consumidores estão mudando cada vez mais rápido, e é fundamental que a empresa seja ágil na maneira como responde e se adapta”, disse James Quincey, CEO da The Coca-Cola Company, em comunicado.
“A dupla liderança da Manolo sobre operações e marketing é uma nova estrutura para nós, e prevemos que ela evolua nos próximos meses. O foco da Manolo vai desde o desenvolvimento de trabalho que pode ser usado em todo o mundo até o apoio a campanhas locais”, diz Quincey.
A mudança foi causada pela aposentadoria do vice-presidente sênior e do diretor de crescimento Francisco Crespo. Crespo assumiu esse papel em 2017, quando a Coca-Cola disse que livraria a empresa do título de CMO, dando-lhe o controle do marketing global, estratégia corporativa e operações comerciais e de clientes.
O movimento deu o que falar e muitas marcas anunciaram movimentos semelhantes, como McDonald’s e Johnson & Johnson.
A empresa diz que Arroyo continuará liderando o grupo na região Ásia-Pacífico, reportando-se ao chefe de operações Brian Smith. Além disso, Arroyo se reportará diretamente a Quincey como parte de suas novas tarefas de marketing.
Ainda segundo comunicado, Bernhard Goepelt também irá se aposentar em 2020 e deixará a posição de VP sênior e conselheiro geral.