Após um ‘namoro’ de quase dois anos, a Rede Globo e a Mauricio de Sousa Produções anunciaram na tarde desta segunda-feira (26) um acordo para a exibição de produções da Turma da Mônica na TV aberta e no canal da TV Globo Internacional. Segundo José Luiz Bartolo, diretor de licenciamento da TV Globo, o contrato tem duração inicial de três anos e prevê exclusividade de desenhos, filmes e vinhetas dos personagens das histórias em quadrinhos.

A novidade estreia no início de julho e será exibida nas manhãs dos sábados em um programa sem formato e horário definidos, num bloco de, no mínimo, 15 minutos. Até o momento já estão garantidos 450 minutos de aventuras. “Justamente quando a Globo celebra seus 45 anos, encontramos o momento propício para valorizar a produção nacional. A qualidade da obra de Mauricio de Sousa é inquestionável. Esperamos que essa parceria continue por muitos anos”, enfatizou Bartolo. O executivo não revelou, porém, o valor investido pela emissora na exibição das produções do cartunista.

No passado as empresas travaram diversas conversas a fim de emplacar as produções na programação da emissora. “Na ocasião estava ocupado com outras questões. Era um momento de reorganizar a Mauricio de Sousa Produções”, justificou o “pai” da Turma da Mônica.

Apesar do contrato para a veiculação das aventuras da Turma da Mônica na TV aberta, Mauricio também disse que a formalidade não impede o desenvolvimento de outras plataformas de comunicação com o conteúdo da Turminha. “Em parceria com a Digital 21 estamos produzindo, por exemplo, games e ações em mobile. Esse negócio não pode estar contido somente em um contrato. Vivemos um processo de crescimento e internacionalização. Estamos abertos à dinâmica do futuro”, ressaltou Mauricio que, em 2009, completou 50 anos de carreira. Desde então foram mais de um bilhão de revistas publicadas e mais de 200 personagens criados e publicados em diversos idiomas e países.

Além de animações clássicas, vão ao ar na Rede Globo produções inéditas protagonizadas por Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Também estão sendo criados episódios do Astronauta, da Turma do Penadinho, e da Turma da Mônica Jovem. Esta, porém, deverá ser exibida na Globo apenas no primeiro semestre de 2011.

Já a Turma do Penadinho possui, até o momento, seis episódios (de um total de 26) produzidos em formato 3D pela Digital 21 “Vamos exibir, ainda, episódios do Astronauta em 3D para TV aberta. Todos os personagens da Turminha vão entrar na animação”, afirmou Mauricio.

Nos cinemas, o cartunista adiantou que o primeiro longa do tiranossauro vegetariano Horácio (também em 3D) deverá estrear apenas daqui a dois anos, porém, em inglês. “Temos a parceria com dois roteiristas americanos. Este é, sem dúvida, um produto sem fronteiras e que visa o mercado internacional”, acrescentou Mauricio.

Sobre a atuação fora do Brasil o cartunista destacou a série sobre o jogador Ronaldinho Gaúcho, com 52 episódios, produzida na Itália e vendida para mais de trinta países. Na Índia, Mauricio também citou o sucesso da Turma da Mata. “Cada país no mundo quer um personagem da Turminha. Na China, por exemplo, o Chico Bento é um sucesso”, disse ele.
Para a Copa de 2014 no Brasil, o cartunista também reforçou a candidatura do personagem Pelezinho a mascote do evento. No entanto, Mauricio afirmou que não há nenhuma definição sobre o tema. “Sabemos que isso depende de uma série de questões regulatórias que deverão ser avaliadas pela Fifa. A iniciativa seria uma maneira de preconizar o Pelé”, argumentou Mauricio.

Em relação ao fim do Parque da Mônica no Shopping Eldorado (que fechou as portas no início de 2010 após 17 anos no local), o cartunista afirmou que um novo parque será estruturado na capital paulista, provavelmente, daqui a um ano e meio em sociedade com empresários americanos e canadenses. “Será um projeto extremamente sofisticado. Talvez lancemos um parque mais simples, de lona, ainda este ano. Além do parque, também vamos implementar um restaurante e lojinhas da Turma da Mônica”, contou Mauricio.

Interatividade

Outra novidade que já começou a ser implementada em 2010 é a reformulação do site da Turma da Mônica, que possui a marca de 60 milhões de pageviews/mês. Segundo Rodolfo Patrocínio, sócio-diretor da Digital 21 – empresa parceira da Mauricio de Sousa Produções – o site contará com novas ferramentas interativas. “Em pageviews, o canal está atrás, apenas, dos sites do Cartoon e da Disney. Estamos preparando uma grande transformação. Em julho deveremos apresentar o primeiro pacote das novidades”, afirmou Patrocínio.

Em mobile, o executivo também contou que a Digital 21 está em fase de negociação com operadoras brasileiras a fim de lançar conteúdos da Turminha via SMS. ‘O produto está pronto. Com a plataforma, será possível, por exemplo, montar o seu personagem e enviá-lo via SMS”, disse Patrocínio.

por Juliana Welling