“Todo cuidado é Porto” foi desenvolvido pela GUT, com base em pesquisas e análises de muitas histórias de clientes da seguradora
A Porto estreou campanha com o slogan: “Todo cuidado é Porto”. Luiz Arruda, VP de marketing, clientes e dados da empresa, lembra que, em 2022, a marca passou por reposicionamento com lançamento das verticais Seguros, Bank, Saúde e Serviços. “A Porto, enquanto holding, é o guarda-chuva que abarca essas marcas. Ao mesmo tempo em que houve a mudança, a companhia sempre esteve presente na vida de muitos brasileiros, há quase oito décadas”, fala.
Para ele, esse ecossistema que trabalha com vários serviços e produtos, com uma cobertura completa integral para todos os estágios da vida das pessoas – do nascimento até a aposentadoria –, precisava ser comunicado. A GUT, uma de suas agências da empresa, assina a criação da plataforma ‘Todo cuidado é Porto’”. O executivo diz ainda que todo ano analisam, por meio de pesquisas, a satisfação e a confiança dos clientes nos serviços da Porto. E é a percepção dos consumidores que dá o norte às suas ações. “As nossas principais soluções de produto, campanhas e ações partem do que eles nos indicam.”
Ele conta que para o lançamento de “Todo cuidado é Porto”, cerca de 200 clientes, corretores, prestadores e demais parceiros tiveram suas histórias colhidas e compiladas na base de dados da companhia. “E, com isso, chegamos a um time finalista de 30 casos. Em breve, vamos ter um hub com essas narrativas que ficarão disponíveis online.”
Para ele, ao ouvir tantas pessoas, tantos casos individuais, fez com que percebessem que a Porto, “quando entra na vida dos clientes, dificilmente sai”. “Notamos que cuidamos bem dos sonhos e necessidades desse público”, avalia.
Arruda acredita estar no caminho certo, já que tiveram boas exposições em premiações ainda este ano, como nos rankings da Interbrand (16ª marca mais valiosa do Brasil) e da Brand Finance (segunda marca mais forte do Brasil). “A Porto ficou muito bem-posicionada em ambos os estudos.”
O executivo revela também que o pilar de histórias, que vai entrar ao ar em breve, é o que a companhia possui de mais significativo, não apenas de conteúdo e de dados, mas de valor enquanto empresa. “Queremos contar isso. A ideia era mostrar quem a Porto realmente é e, do ponto de vista de negócios, aumentaríamos nosso valor de marca. Tivemos alguns casos bem curiosos, como o dia em que um socorrista foi à casa de uma senhora e, a pedido dela, colheu jabuticabas no quintal, depois disso as jabuticabas foram distribuídas para a vizinhança e isso se tornou uma tradição na vida da cliente. Em outro momento, um prestador foi chamado por uma cliente mais idosa que, na verdade, queria conversar e servir bolo com café. São momentos muito vivos.”
Leia a matéria completa na edição de 10 de julho de 2023 do propmark