Número saltou de 34% em 2020, ano do início da pandemia, para 67% em 2021, segundo NRF 2022

A pandemia impactou todos os setores da economia e, em alguns deles, mudaram suas rotas. É o caso do varejo, por exemplo. De acordo com o estudo ‘What Matters to Today’s Consumer’, realizado pelo Capgemini Research Institute, os consumidores estão voltando a fazer compras nas lojas físicas ao passo que o e-commerce mostrou estabilidade.

O levantamento revelou que, em novembro de 2020, 34% dos consumidores disseram que compravam em lojas físicas; um ano depois, esse número estava em 67%, à medida em que as restrições foram caindo e a imunização, avançando.

Além disso, uma maioria significativa de consumidores (72%) espera retomar compras em lojas físicas a longo prazo após o término da pandemia, ultrapassando o nível pré-pandemia (59%).

E-commerce apresentou crescimento de 6,6% no terceiro trimestre do ano passado (Blake Wisz/ Unsplash)

O levantamento mostrou que o crescimento do comércio eletrônico continuou em 2021, com um aumento de 6,6% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2020.

Em relação à pesquisa publicada em abril de 2020, por exemplo, 37% dos consumidores disseram que acessaram canais online de varejistas, saltando para 46% até o final de 2020 e estabilizando em 38% em novembro de 2021.

‘What Matters to Today’s Consumer’ ouviu 12.207 consumidores em 12 países da América do Norte, Europa e Ásia.