Uma polêmica envolvendo uma nova linha de produtos da Adidas, dedicada ao público dos Estados Unidos e idealizada com motivos brasileiros, fez com que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) criticasse publicamente a marca, a ponto de encerrar imediatamente a comercialização das peças. As camisetas traziam mensagens como “I ♡ Brazil” e “Looking to score”, porém com elementos considerados com apelo sexual pelo órgão brasileiro. Vale lembrar que o anunciante é um dos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo da Fifa, que este ano será realizada em território brasileiro.
Na primeira, o coração trazia um triângulo estilizado em seu interior, o que o transformava em uma imagem com alusão direta a uma bunda feminina trajando um fio dental. Na outra, a mensagem (que pode ser traduzida como “preparado para marcar”) era acompanhada de uma mulher bronzeada, também em trajes de praia.
Na carta, a Embratur diz que “repudia veementemente a comercialização de produtos que vinculem a imagem do Brasil a apelos sexuais”. O documento ainda reforça que “no que se refere à promoção turística do Brasil no exterior, realizada pela Embratur, nenhuma campanha ou ação desenvolvida pela autarquia usa qualquer imagem ou mensagem que traga conotação sexual ou que sirva de incentivo para essa prática criminosa. O instituto tem como meta mostrar um país culturalmente diverso, com roteiros turísticos repletos de ícones patrimoniais, belezas naturais, hospitalidade e modernidade”.
Após o contato da Embratur e a polêmica gerada nas redes sociais, a Adidas decidiu por encerrar a comercialização dos produtos, que estavam disponíveis em sua página americana, mesmo sem direcionamento para o Brasil. Em posicionamento oficial, a marca enfatizou que “sempre acompanha de perto a opinião de seus consumidores e parceiros, e por isso anuncia que os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca. É importante frisar que trata-se de uma edição limitada que estaria disponível apenas para os Estados Unidos”.
*colaborou Felipe Collins Figueiredo