Phelps em anúncio polêmico: nadador correu risco de perder medalhas

 

Depois de enfrentar acusações de não honrar prazos previamente estipulados para veicular sua última campanha, protagonizada pelo nadador Michael Phelps — gerando inclusive discussões sobre a possível perda de medalhas do atleta por ferir regras de aparição dos participantes olímpicos em campanhas, estipuladas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) —, a Louis Vuitton inicia uma concorrência global por sua conta publicitária.

Não se sabe se foi a estratégia equivocada de divulgação dos anúncios com Phelps, a qual gerou significativas críticas à grife francesa nas redes sociais ao redor do mundo, o principal motivo para o questionamento sobre o trabalho de sua atual agência, a Ogilvy & Mather Paris — que atende a conta desde dezembro de 2006, após vencer concorrência envolvendo também BETC e TBWALondres. Porém, a proximidade dos fatos dá a entender que o imbróglio teve influência significativa para a movimentação.

Fundada em 1854, a Louis Vuitton é controlada pela holding de artigos de luxo LVMH, que também detém algumas das principais marcas do segmento premium, como Möet & Chandon, Veuve Clicquot, Fendi, Donna Karan, Marc Jacobs, Givenchy, Bulgary, TAG Heuer e Sephora. Sua linha publicitária, especialmente nestes últimos anos, é baseada na exploração de grandes personalidades. Em abril de 2011, Angelina Jolie recebeu cerca de US$ 9,5 milhões para protagonizar um comercial da marca, valor recorde pago a um artista por uma única campanha publicitária.

*com informações do Brand Republic