Costa: passamos por fase complicada, mas conseguimos bons resultados

 

Com operação no mercado de TV por assinatura desde outubro do ano passado, a MTV totaliza, hoje, mais de 12,6 milhões de domicílios assinantes e quatro milhões de seguidores nas redes sociais onde está presente (Facebook, Twitter, Google+ e Instagram). O número digital, segundo Raul Costa, gerente-geral e vice-presidente sênior da Viacom Brasil, proprietária da emissora, representa crescimento de mais de 54% no Facebook e mais de 57% no Instagram nos últimos três meses.

Por comprovar que a audiência do canal é totalmente conectada ao universo online, a companhia deve valorizar cada vez mais as ações no meio. Para definir o caminho a seguir nesta nova fase, a Viacom realizou uma pesquisa envolvendo jovens de 24 países. Batizado de “The Next Normal”, o estudo traçou um perfil dos chamados millennials. “Pudemos compreendê-los melhor, obter insights sobre suas atitudes, valores e aspirações, aplicar esse conhecimento no desenvolvimento de uma programação sob medida e em projetos publicitários atrativos para esse público, que falassem sua língua”.

O executivo destaca que a empresa está otimista em relação à emissora. “Passamos por uma fase complicada e buscamos o alinhamento completo. Em um período como esse, é natural que a audiência fique abaixo do que se espera ou se está acostumado, mas, entendendo seus desejos e seu comportamento digital, conseguimos bons resultados. Portanto, posso dizer que a nova MTV começou bem. Essa avaliação também serve para os anunciantes. Após esse período de adaptação, estamos trabalhando para oferecer aos parceiros comerciais opções cada vez mais em concordância com seus interesses e identidades”. Entre os anunciantes com quem a MTV trabalhou recentemente estão Nike, Nissin e Nissan. A lista de programas com maior cobertura em 2013 inclui “South Park”, “Coletivation”, “The Vampire Diaries”, “MTV Hits” e “Papito in Love”, entre outros.

Para 2014, os planos são ambiciosos. O maior deles é a chegada ao Brasil do “World Stage”, show produzido pela emissora, para público médio de 10 mil pessoas, gravado, editado e exibido em mais de 157 países. A inauguração do projeto no país contará com apresentação de uma banda internacional, ainda não revelada. Aos patrocinadores, são garantidas mais de 1,6 mil inserções na MTV, alta visibilidade online, envolvimento em todo o material de comunicação, ação de ativação no dia do evento e spot especial.