Foram nove Leões para a marca “DDB Brazil”, como foi chamada em Cannes, pela organização do festival, a DM9DDB e suas duas filhas mais novas: DM9Sul e DM9Rio. Apesar de serem bem “mais jovens” que a sede paulista da agência, os escritórios gaúcho e carioca, que começaram a operar em janeiro de 2012 em um modelo de atuação independente, conquistaram o mesmo número de prêmios: três Leões para cada.
Copresidente da DM9DDB, Alcir Gomes Leite diz que este modelo independente – onde também se distinguem os comandos criativos, nas mãos de Marco Versolato (DM9DDB), Álvaro Rodrigues (Rio) e Marco Bezerra (Sul) – já rendeu bons frutos: em menos de um ano, cada uma delas foi eleita a Agência do Ano no Prêmio Colunistas em suas regionais. “E agora trazem Leões em diversas áreas do festival, como PR, Mobile, Promo, Design, Press, Outdoor e Branded Content & Entertainment”, diz. “E são significativos porque comprovam que a DM9 aposta no modelo da convergência. E o desempenho em Cannes fica ainda mais gratificante quando constatamos que o produto das três agências está com uma qualidade incrível”, completa.
Para Leite, os prêmios da DM9Sul e da DM9Rio são sinais de que o projeto da rede no Brasil está no caminho certo. “Conseguimos fazer a expansão da nossa marca de maneira planejada e muito bem executada: agências independentes, mas que têm em comum os valores que tornaram a DM9 uma marca consagrada internacionalmente, e que obedecem um ‘chinese wall’ de agências concorrentes”.
Sócia e diretora-geral da DM9Rio, Polika Teixeira afirma que ter oito finalistas selecionados nos shortlists do festival e trazer três Leões em tão pouco tempo de agência significa que estão fazendo “um trabalho de classe mundial”. “Criatividade é o que temos de mais precioso a oferecer aos nossos clientes, e o festival vem comprovar que estamos com o sarrafo tão alto quanto o de grandes players mundiais”. Ela destaca que as conquistas em Cannes permitem à agência atrair mais e melhores talentos, o que, como em um círculo virtuoso, contribui para elevar cada vez mais a qualidade do que se produz. “E também estimula a nos desafiarmos diariamente, nos reinventando e explorando novas fronteiras”, ressalta, destacando que a participação cada vez maior dos anunciantes no festival aprimora o critério de quem aprova as ideias criadas pelas agências. “O festival se transformou numa grande oportunidade de debate de ideias”, conclui.
Álvaro Rodrigues, sócio e diretor de criação da agência, lembra que “Tweet censurado”, campanha para a Anistia Internacional que trouxe dois Leões da Riviera – prata no PR Lions e bronze no Design Lions –, já havia conquistado o mundo mesmo antes dos prêmios, na medida em que mais de 12 milhões de pessoas em 117 países postaram tweets com tarjas pretas, mostrando que em muitos casos isso é o que acontece com quem tenta se expressar. “Já ‘SOS por SMS’ (para a ONG Obra do Berço, bronze em Mobile) parte de uma verdade inegável: estamos acostumados com as crianças de rua”, comenta.
Na campanha, para chamar a atenção para o fato, um dispositivo disparava SMS via bluetooth com a mensagem “a criança na rua está solicitando sua autorização para envio de uma mensagem”. Quando a pessoa autorizava, recebia uma mensagem da ONG pedindo uma doação, para evitar que as crianças continuem ali, do outro lado do vidro do carro, pedindo dinheiro. “O conceito ‘Feche o vidro, mas não feche os olhos’, é impactante”, observa o criativo.
*colaborou Daniel Milani Dotoli