Prática atrai 67% dos fãs de eSports no Brasil, segundo pesquisa da Unikrn e RepData

A euforia das apostas esportivas cresce também no segmento de jogos eletrônicos. A chance de ganhar dinheiro com League of Legends, CS:GO (Counter Strike: Global Offensive), Call of Duty e Fifa atrai 67% dos fãs de eSports no Brasil. O dado da pesquisa “Esports Survey 2023”, realizada pela plataforma de apostas esportivas Unikrn em parceria com a RepData, segue o rastro de crescimento deixado por dois segmentos em efervescência.

O mercado de games deve atingir US$ 206,4 bilhões globalmente em 2025, de acordo com previsão da consultoria Newzoo, enquanto o negócio mundial de apostas esportivas já alcançou mais de 14 bilhões de acessos em todo o mundo em 2022. O ranking é liderado pelo Brasil, com 3,19 bilhões de acessos, o que equivale a uma fatia de 22,78% de participação, segundo levantamento da plataforma Cupom Válido feito com dados da SimilarWeb. Na sequência, estão os britânicos (1,61 bilhão) e nigerianos (1,29 bilhão).

Dos gramados dos estádios às telas dos gamers, o comportamento se alastra. “A audiência brasileira gosta de se divertir e é apaixonada por esportes, o que naturalmente os coloca em uma posição proeminente no mundo das apostas tanto em esportes tradicionais quanto em eSports”, comenta Justin Dellario, CEO da Unikrn e diretor de eSports da Entain.

Com 1.254 pessoas entrevistadas na Alemanha, Austrália, Chile, Canadá e Brasil no segundo trimestre de 2023, o estudo da Unikrn e RepData revela que a principal motivação para 69% da amostra está ligada à possibilidade de se ganhar dinheiro a partir do próprio desempenho do gamer. Para 74% dos entusiastas de esportes eletrônicos, as apostas esportivas aumentam o entretenimento de um torneio.

Mais da metade (51%) dos fãs de eSports fizeram pelo menos uma aposta em jogos eletrônicos no último ano no Brasil, único país a superar o índice de 50%. Esportes convencionais ficam à frente, com 61%. Mas o desconhecimento sobre casas de apostas (27%), indisponibilidade de apostas no jogo favorito (13%) e falta de regulamentação da indústria (12%) estão entre os motivos que desencorajam a prática.

“O mercado de apostas em eSports apresenta muitos caminhos a serem incorporados pela indústria de desenvolvedores. Aliados a iniciativas de quem já conhece o know-how de apostas, eles podem amplificar a diversão proporcionada pelos games”, alerta Dellario. FaZe Clan, Team Liquid, Cloud9 e a brasileira Loud estão entre os times preferidos, condição apontada por 59% dos entrevistados para fazer apostas. Oportunidades de apostas ao vivo apresentadas pelas próprias publicadoras de games também são citadas por 72% dos respondentes.

(Crédito: Foto de ELLA DON na Unsplash)