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Lucas Melo, um dos sócios do aplicativo de pesquisa web-mobile MeSeems, está com aquele brilho no olhar de todo empreendedor que vê o seu negócio prosperar. Depois de receber recentemente um investimento de R$ 1,5 milhão do Fundo Connecta, a startup viu sua equipe multiplicar por três e já prevê um faturamento de R$ 2 milhões para 2015, contra R$ 300 mil do último ano.

Segundo Melo, uma das explicações para o bom desempenho da startup é que, num cenário econômico ruim, as empresas investem mais em pesquisa para melhorar o seu produto e se diferenciar na gôndola. “E o cliente precisa de agilidade. Mas é claro que a crise nos afeta também, seria presunçoso dizer o contrário. Já perdemos clientes porque os nossos contatos dentro das empresas foram demitidos”, conta o executivo.

De acordo com ele, que assumiu a diretoria comercial da empresa, a carteira de clientes também aumentou significativamente este ano. No portfólio, estão clientes como Nestlé, Nivea, Aché, JBS e as principais agências de publicidade. Outra novidade é que o MeSeems contratou duas profissionais experientes, como Flavia Cruz (ex-TNS), com dez anos de experiência em institutos de pesquisa, e Camila Cross, que veio do Ibope.

Um dos diferenciais que Melo cita é o campo de coleta em tempo real. “Somos a única empresa que tem o campo de coleta em tempo real. Com isso, o cliente acompanha as respostas e a gente também, conseguindo passar uma transparência grande”.

Outra vantagem é o preço. “A gente consegue ser mais econômico, porque não temos entrevistador nem tabulador de dados. Conseguimos fazer as etapas numa só. Criamos o questionário com os clientes nos templates da nossa metodologia. Numa pesquisa em que ele gastaria mais de R$ 100 mil, por exemplo, a gente consegue fazer com a mesma entrega por R$ 20 mil e, em vez de um ou dois meses de trabalho, em uma semana”, explica.

Sobre a concorrência com os grandes institutos de pesquisa, Melo afirma que muitas vezes eles são até parceiros. “Nós estamos conseguindo trabalhar para institutos. Pesquisa mobile já é uma realidade no mercado”.

De abrangência nacional, o app realiza pesquisas por meio de smartphones e conta, atualmente, com uma base de cem mil usuários, que participam das sondagens, muitas vezes até semanalmente, respondendo a questionários ou tirando fotos. Hoje, o MeSeems já conta com 11 milhões de respostas. “Isso é disruptivo”, diz Melo.