O relatório Year In Search divulgado recentemente pelo Google apontou os dispositivos wearable como tendências de 2014 (leia aqui). Sobre esse assunto a Ipsos MediaCT realizou uma pesquisa nos Estados Unidos e apontou que a Apple é a marca preferida dos compradores de dispositivos wearable. De acordo com a pesquisa, a marca inspira confiança e influencia no poder de decisão.
Mais de 2.000 pessoas foram entrevistadas e 62% apontaram que a Apple é a marca favorita, seguida por Google (44%) e Samsung (43%). O quarto lugar ficou para Fitbit, com 33%, e a Nike se posicionou em sexto (27%). Sony (28%), Amazonas (26%), HP ( 24%) e Microsoft (23%) também marcaram presença nos rankings.
Um quinto dos consumidores (18%), que estão dispostos a comprar dispositivos wearable, acredita que o estilo é tão importante quanto a funcionalidade. Sete a cada dez (69%) concorda que a cor, forma e tamanho são importantes no momento da compra.
Quando perguntados sobre qual tipo de tecnologia wearable iria estimular o seu interesse, mais da metade são atraídos para monitores de fitness e relógios inteligentes (56% e 55%, respectivamente), seguidos de joias (44%), óculos inteligentes (40%) e lentes de contato (36%).
A pesquisa da Ipsos também constatou que 45% dos prováveis compradores têm preocupações sobre privacidade e 42% teme os potenciais riscos à saúde. “Nossa pesquisa mostra que as oportunidades estão lá. Mas, para convencer os consumidores que estes dispositivos correspondem aos seus preços, os benefícios e os casos de uso devem estar claramente em destaque na comercialização de produtos e na sua comunicação”, explica Julia Roland, vice-presidente da Ipsos MediaCT.
Ele afirma que as marcas devem informar os consumidores sobre a capacidade dos produtos e os benefícios, já que 21% dos entrevistados não entendem como os dispositivos podem beneficiar suas vidas.
Este estudo segue a pesquisa divulgada no início do mês, realizada pela Forrester, que previu que o número de pessoas que utilizarão dispositivos wearable nos EUA e Europa irá triplicar em 2015.
*Com informações do Warc