Trinta e cinco anos depois de lançar, durante um break do Super Bowl, o seu comercial 1984, dirigido por Riddley Scott, e um dos mais lembrados da história da propaganda, a Apple será homenageada no Cannes Lions recebendo pela primeira vez a premiação de Creative Marketer of the Year, dada ao anunciante mais criativo do ano.
A marca tem sua história repleta de campanhas que marcaram época, e recebe a homenagem oito anos depois da morte de seu criador, Steve Jobs. Marcas homenageadas anteriormente incluem Burger King, Coca-Cola, Google, Ikea, Samsung, Heineken, McDonald’s, Mars e Unilever.
Certamente contribuiram para a escolha o projeto “Today at Apple”, criado pela Work & Co e que no ano passado levou o Grande Prêmio de Brand Experience e o Leão de Titânio.
Outro projeto da Apple premiado no ano passado foi o filme Welcome Home, dirigido por Spike Jonze e criado pela TBWA/Media Arts Lab, que levou o Grand Prix de Entertainment for Music. No ano passado, foram 22 leões somente para a marca.
Tor Myhren, vice-presidente de marketing e comunicações da Apple, disse sobre o prêmio que a premiação uma tremenda honra, e acredita que o importante sobre o prêmio é que o mundo criativo estará assistindo, talentos que um dia poderão vir a trabalhar na Apple. Tudo leva a crer que o discurso de recebimento da premiação em junho próximo promete emoções – de que ordem, quem viver verá.
Veja outros trabalhos interessantes da marca ao longo do tempo:
(Ambas, acima, criadas por TBWAChiatDay)
(Lançamento do iPhone, veiculado durante a exibição da cerimônia do Oscar, em 2007, também criação da TBWA)
(veiculado em abril de 2019, teve produção da Smuggler e direção de Mark Molloy)
A estratégia em 2019 é focar em privacidade como grande asset:
(criação da TBWA/MAL e o primeiro dirigido por Alexander Payne (“Sideways,” “The Descendants”), produção da Radical Media
Este ano, a Apple investiu em uma ação literamente gigantesca na CES, em Las Vegas:
Vale rever a épica apresentação do iPhone em 2007, por Steve Jobs, durante a Mac World: