As gigantes de tecnologia Apple e Google mostram mais uma vez a força de suas marcas no mercado mundial. Pelo segundo ano consecutivo, a Apple é a primeira colocada no ranking das 100 marcas mais valiosas do Best Global Brands, da Interbrand. Avaliada em US$ 118.9 bilhões, a Apple aumentou seu valor de marca em 21%. Em segundo lugar, vem o Google, avaliado em US$ 107.4 bilhões, com crescimento de 15% em seu valor. Essa também é a primeira vez na história do Best Global Brands que duas companhias alcançam valor de marca superior a US$ 100 bilhões.
Um destaque no ranking de 2014 foi a empresa chinesa de telecomunicações Huawei (94ª), primeira marca dos Brics a entrar no Best Global Brands. A Huawei já é a terceira maior produtora de smartphones, atrás de Samsung e Apple. Além da chinesa, o ranking apresentou outras quatro estreantes neste ano: DHL (81ª), Land Rover (91ª), FedEx (92ª) e Hugo Boss (97ª).
“O crescimento meteórico para mais de US$ 100 bilhões da Apple e do Google é uma verdadeira prova do impacto da construção de marca num negócio”, aponta Jez Frampton, CEO Global da Interbrand. “Essas marcas atingiram novos patamares, tanto em termos de crescimento da empresa como na história do Best Global Brands. Criaram experiências nunca antes vistas, relevantes no contexto atual e cada vez mais envolvidas num ecossistema integrado de produtos e serviços, tanto físicos como digitais.”
Para formar o Best Global Brands (veja as 20 marcas mais valiosas abaixo), a Interbrand se baseia na análise das maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde a influência sobre os resultados finais até a satisfação das expectativas dos clientes. Para desenvolver seu relatório, a Interbrand examina os três aspectos fundamentais que contribuem para o valor da marca: desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca; papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor e força da marca para comandar preços premium, gerar lealdade ou garantir os lucros da companhia.
Brasileiras e estreantes
Assim como nos anos anteriores, as marcas brasileiras não atendem aos critérios para entrar no rol das marcas globais mais valiosas. Algumas possuem valor financeiro, porém não têm presença global. “Cada vez mais as marcas líderes no Brasil estão buscando um posicionamento global. Movimentos significativos estão sendo feitos no sentido de buscar novos mercados e seus direcionamentos estratégicos estão, mais do que nunca, conectados com as necessidades dos consumidores em todo o mundo, tornando a presença de uma marca brasileira entre as Best Global Brands uma questão de tempo” analisa Daniella Giavina-Bianchi, diretora executiva da Interbrand Brasil.
As marcas que mais cresceram no relatório Best Global Brands foram Facebook, Audi, Amazon, Volkswagen e Nissan. O Facebook (29ª) aumentou seu valor de marca em 86%; a Volkwagen (31ª) teve 23% de crescimento; a Nissan (56ª) avançou 23%; a Audi (45ª) foi a marca que mais cresceu no setor automotivo com 27% e, por fim, a Amazon (15ª) cresceu 25% no ranking.
As marcas estreantes no relatório em 2014 estão DHL (81ª), Land Rover (91ª), FedEx (92ª), Huawei (94ª), e Hugo Boss (97ª).