A 10ª edição do ranking BrandZ Top 100 das marcas mais valiosas do mundo traz a Apple no topo da lista. O resultado, divulgado nessa terça-feira (26) pela WPP e pela Millward Brown, mostra que a marca atingiu US$ 247 bilhões, superando o primeiro lugar de 2014, o Google, que ficou com o valor de US$ 173,7 bilhões neste ano.

O crescimento da Apple foi de 67%, enquanto Google teve a marca de 9%. A Microsoft aparece em terceiro lugar no ranking, com aumento de 28% e valendo R$ 115,5 bilhões. Os motivos que justificam o primeiro lugar se devem, de acordo com Doreen Wang, diretora global da Millward Brown BrandZ, ao lançamento do iPhone 6 e à popularidade do AppleWatch.

“A Apple continua liderando a sua categoria, ao inovar e gerar benefícios reais aos consumidores, conectando de maneira consistente suas necessidades emocionais e racionais para fazer a vida dos usuários mais fácil, de forma divertida e relevante. A Apple tem uma promessa de marca muito clara e é através dela que reforça a sua mensagem e sustenta os diferenciais que a fazem ser tão desejável”, explica Doreen.

A IBM é a quarta do ranking, fechando os primeiros lugares apenas com marcas tecnológicas. Na sequência, Visa e AT&T seguem nos quinto e sexto lugares. Estão na lista Verizon, em sétimo; Coca-Cola em oitavo; McDonald’s em nono; e Marlboro em décimo.

De acordo com o relatório, que comemora 10 anos em 2015, o valor total das Top 100 marcas obteve um crescimento de 126% desde a primeira edição e, hoje, soma US$ 3,3 trilhões, número 14% superior ao total registrado em 2014.

O Facebook aparece na 12ª posição, enquanto o Grupo Alibaba e Amazon, em 13ª e 14ª, respectivamente. Disney (19ª) e Mastercard (20ª) fecham a lista dos 20 primeiros. Entre as 100 marcas elencadas, não há nenhuma brasileira ou latino-americana. As asiáticas e americanas demonstram maior crescimento e estabilidade, de acordo com a pesquisa.