Apple, Google e Cola-Cola são as três marcas mais valiosas da edição 2016 do Best Global Brands, da Interbrand. Em sua 17ª edição, o ranking aponta as 100 marcas mais valiosas do mundo. Assim como nos anos anteriores, as marcas brasileiras ainda não atendem aos critérios para entrar no ranking. Algumas possuem valor financeiro, porém não têm presença global.
Pelo quarto ano consecutivo, Apple e Google ocupam as primeiras posições. A Apple cresceu 5% e tem valor de marca de USD $ 178,119 milhões e o Google cresceu 11% em relação ao ranking de 2015 e apresentou USD $ 133,252 milhões de valor de marca. Coca-Cola, Microsoft, Toyota, IBM, Samsung, Amazon, Mercedes-Benz e GE completam o top 10 da lista. Dior e Tesla entram no ranking pela primeira vez e ocupam as posições #89 e #100, respectivamente.
As cinco marcas que mais cresceram foram o Facebook (48%), Amazon (33%), Lego (25%), Nissan (22%) e Adobe (21%). Marcas de tecnologia e automotivas dominam o ranking deste ano, com 29 posições e o setor de varejo é o que mais cresce (19%), seguido dos setores de esporte e luxo (10%).
Este ano sob o tema tema “Anatomy of Growth” (“Anatomia do Crescimento”), o Best Global Brands analisa como uma marca ajuda no crescimento do negócio. “Está claro que as marcas mais valiosas do mundo não estão apenas contribuindo com a mudança, mas sim conduzindo-a”, afirmou o CEO global da Interbrand, Jez Frampton.