A Apple lidera, pelo segundo ano consecutivo, o ranking BrandZ Top 100 de Marcas Globais Mais Valiosas, desenvolvido Millward Brown Optimor, empresa de pesquisa e consumer insights do WPP. A marca, que obteve um crescimento de 19% em relação a 2011, atualmente é avaliada em US$ 182,9 bilhões.

Em segundo lugar está a IBM, com crescimento de 15% e valendo US$ 115,9 bilhões, superando assim o Google, que caiu para a terceira posição e vale agora US$ 107,8 bilhões. Logo em seguida, estão McDonald´s (US$ 95,1), Microsoft (US$ 76,6), Coca-Cola (US$ 74,2), Malboro (US$ 73,6) e AT&T (US$ 68,8).

Pouco antes do seu IPO, o Facebook cresceu 74% em valor, sendo a marca com crescimento mais rápido do ranking. A rede social vale, segundo o levantamento, US$ 33,2 bilhões, subindo de 35º na lista anterior para o 19º posto. A Petrobras é a única marca brasileira presente no ranking, ocupando a 61ª posição.

“Marcas são uma apólice de seguros para executivos. A despeito do prolongado período de estresse econômico, incertezas políticas e desastres naturais que castigou as marcas de muitas categorias, o valor das marcas líderes mundiais continua crescendo em muitas categorias, sustentando e estimulando negócios”, afirma Eileen Campbell, ceo global da Millward Brown.

O estudo estabelece rankings para as marcas mais valiosas do mundo pelo seu valor em dólar, uma análise com base em dados financeiros, inteligência de marketing e mensuração da opinião do consumidor por meio de brand equity.