Os sócios do MeSeems: Thomas Vilhena, Nicholas Mizoguichi, Lucas Momm de Melo e Renato Alves Chu

Aproveitando o forte engajamento dos brasileiros na internet e sua disposição para compartilhar opiniões nas redes sociais, surgem no mercado cada vez mais aplicativos de olho em novas oportunidades. Um deles é o MeSeems (disponível para iOS e Android), que realiza pesquisa web-mobile e vem crescendo como parceiro das agências de publicidade.

O MeSeems foi fundado em 2013 pelos sócios Renato Alves Chu, Lucas Momm de Melo, Thomas Vilhena e Nicholas Mizoguichi, com objetivo de gerar informações de valor. De abrangência nacional, o app realiza pesquisas por meio de smartphones, e conta atualmente com uma base de 35 mil usuários, que participam das sondagens, muitas vezes até semanalmente, respondendo questionários ou tirando fotos. “Já é uma base representativa. Temos a meta de fechar em 50 mil até o final deste ano, mas não é isso que vai mudar o modelo de negócios”, diz Lucas Momm de Melo.

O MeSeems concorre diretamente com o Pinion, mas Melo ressalta que uma das diferenças está no foco do modelo de negócios: enquanto o Pinion é mais focado em experiências no ponto de venda,  o MeSeems está se especializando no atendimento a agências de publicidade com pesquisas que variam desde um teste de embalagem a uma investigação sobre como entender o comportamento feminino. Segundo o executivo, além de ser mais barato realizar uma pesquisa online do que uma tradicional, uma das vantagens para as agências é a rapidez do processo. “É possível realizar pesquisas via mobile em até uma semana”, afirma ele.

Melo diz que o ideal é fazer pesquisas com grupos a partir de 300 pessoas. “Menos que isso nós não fazemos. O número mágico das empresas de pesquisas tradicionais é 200 e o nosso é 300”, conta o jovem executivo. As pesquisas do MeSeems podem custar a partir de R$ 3 mil. A startup trabalha com agências como a Leo Burnett Tailor Made, Talent e DPZ, e para grandes marcas como Samsung, Unilever, Bauducco e Aché.

Com um sistema que funciona como uma espécie de programa de fidelidade, o MeSeems “premia” seus usuários à medida que eles forem acumulando pontos que podem ser trocados por prêmios como créditos para celular e entradas para cinema. O nome MeSeems surgiu da expressão em inglês para it seems to me ou in my opinion (“na minha opinião”).

Weview

Pegando carona na febre do compartilhamento de conteúdo e imagens nas redes sociais, chegou ao mercado em janeiro último o aplicativo mobile Weview para iOS. Com sugestivo nome, o app tem a proposta de ser uma ferramenta para os brasileiros fazerem reviews, que nada mais é do que as pessoas darem avaliações sobre serviços, produtos ou lugares e compartilhá-las em suas redes sociais.

Os sócios do Weview, Luciano Montezzo e Juan Staibano: focar em um hábito que já existe

O CEO e fundador do Weview, Luciano Montezzo, diz que o grande foco do app é trazer opiniões verdadeiras de consumidores reais. “A gente quer combater o problema que existe de reviews falsos. Estamos fazendo uma plataforma que está bem conectada com as redes sociais para que tenha essa autenticação de quem está criando aquele conteúdo. O nosso formato também é diferente. Normalmente, o review é aquele negócio mais quadrado, com um monte de texto e estrelas. Estamos atualizando para o que a gente acredita que deve ser o formato novo de review, adaptado à comunicação que existe hoje, muito mais baseada em imagens”, destaca Montezzo, que tem Juan Staibano como sócio e cofundador do app.

O executivo afirma que o Weview (que passou pelo programa de aceleração da Farm) está tendo uma taxa alta de reuso, o que comprova o engajamento dos cerca de 800 usuários atuais. “Essa primeira versão está servindo para a gente ir testando, a fim de trazer uma versão mais completa e captar mais usuários”, ressalta Montezzo.

“A gente está tentando focar em um hábito que já existe. Hoje as pessoas já compartilham suas opiniões nas redes sociais e a ideia é dar uma ferramenta mais estruturada para isso”, comenta. O executivo afirma que a oportunidade no mercado brasileiro é grande – apenas 13% dos internautas criam reviews em sites de e-commerce ou plataformas especializadas. Ao mesmo tempo, 88% dos usuários compartilham suas opiniões com amigos e familiares diretamente nas redes sociais, aponta estudo do próprio Weview. Pesquisa recente da PwC mostra ainda que as redes sociais influenciam na decisão de compra de 77% dos brasileiros.

Segundo Montezzo, os usuários do Weview têm feito mais reviews de categorias como restaurantes, cervejas, filmes e moda. O executivo diz que a monetização do negócio deve vir por meio do direcionamento do review do produto para um e-commerce. “É um modelo de marketing de afiliados. A monetização vem ou por meio da venda de leads qualificados ou por meio do comissionamento mesmo”, diz.