Só sei que nada sei, já dizia Sócrates. Nunca foi tão verdadeira tal afirmação. Num mundo em constante evolução, tolo é aquele que acha que pode prescindir de um aprendizado constante de atualização. Mesmo aquele com décadas de experiência, e já no topo da carreira profissional, não pode se dar ao luxo de parar de aprender. Vejo por mim: com mais de três décadas de experiência diversificada, em agências, clientes e instituições, sou surpreendido todos os dias por novos termos, técnicas e processos inovadores do universo de comunicação e marketing.
Quem se recusa a continuar aprendendo, fica ultrapassado rapidinho, acelerando sua obsolescência. Cada vez mais, o mercado discrimina menos pela idade, gênero ou preferência sexual, valorizando aqueles curiosos e ávidos por se atualizar constantemente. Não à toa, vemos grandes grupos internacionais dirigindo seus negócios para a educação.
E um dos legados da pandemia é a perda do medo do aprendizado mais formal de forma remota. Segundo o site Cuponomia, a inscrição em cursos e aulas online aumentou em 224% desde o início da quarentena. Não quero simplificar uma questão complexa como a que coloca em posições antagônicas o ensino presencial vs. remoto, online. Principalmente quando se trata do ensino fundamental, das crianças e jovens.
Sabemos que faz parte do processo de educação a socialização, a convivência com colegas e professores, o que torna
o ensino presencial, se não imprescindível, pelo menos muito importante para a formação de indivíduos. Mas a necessidade imposta pela quarentena e pelo distanciamento social nos mostrou as facilidades
de interação e geração de conteúdo via web, facilitando ainda mais o ensino a distância.
A ideia de escrever sobre cursos e atualização profissional me ocorreu em função do sucesso da iniciativa da Ampro, por intermédio do seu comitê de Conhecimento e Academia, em criar a plataforma Ampro Saber, que se cristaliza com a viabilização do primeiro curso completo de live marketing, reunindo mais de 10 profissionais/ professores, dispostos a passar conhecimento em 10 vertentes do live marketing, abordando desde o conceito criativo até flags jurídicos e relacionamento ético e boas práticas, sem deixar de tratar de conceitos básicos de incentivo, trade
marketing e promoção, além de importância da produção.
O resultado é que todas as vagas criadas foram preenchidas, tendo até um overbooking, superando 100 inscritos. Hoje, temos no mercado discípulos do querido pioneiro João de Simoni convivendo com newcomers, atraídos pela diversidade de soluções do live marketing.
Daí o interesse por conhecimento eclético e multifacetado. O sucesso do primeiro curso, totalmente online, encoraja a Ampro em dar sequência a outros cursos, que se aprofundarão em cada uma das variantes do live marketing, que não para de gerar novas formas de impactar e engajar públicos, ainda mais agora, com a popularização das lives e do acesso facilitado a plataformas de streaming.
Falo do live marketing porque é a minha praia, mas todos os setores do mar-
keting exigem profissionais antenados e curiosos, dispostos a aprender sempre. Não que a experiência e a senioridade sejam menos valorizadas. Ao contrário, profissionais mais seniores têm lugar privilegiado nas estruturas de empresas, desde, porém, que estejam dispostos até a desaprender e se libertar de dogmas e certezas de um tempo que passa rápido.
E não terem o receio de ser desafiados por ideias inovadoras, apresentadas por millennials recém-saídos de escolas. Nada mais anacrônico do que aquela observação do tiozão inconformado: “O garotão mal saiu da faculdade e vem questionar o que fazemos por aqui”. Se você já se pegou fazendo afirmações assim, cuidado, pode ser o começo do fim de uma carreira profissional.
Desça já do pódio da experiência e venha sentar-se no chão, ao lado de jovens descondicionados. E não tenha receio de aprender com eles, por mais malucas que possam parecer suas ideias. Dessa simbiose pode sair coisa boa.
Alexis Thuller Pagliarini é presidente-executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional) – alexis@ampro.com.br